Domingo, 21 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Congresso quer alterar regras para as eleições

Compartilhe esta notícia:

O projeto, da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), entre outros pontos, dizia no texto original que a responsabilidade pela avaliação de desempenho seria do chefe imediato. (Foto: Pedro França/Agência Senado)

Faltando um ano e meio para as eleições municipais, os deputados e senadores já apresentam ao menos 20 projetos para alterar regras das próximas votações. As mudanças devem ser aprovadas até o começo de outubro deste ano para serem válidas para a próxima eleição. Uma regra que já está aprovada desde 2017 e vale a partir de 2020, por exemplo, é a vedação da celebração de coligações nas eleições proporcionais.

No momento, são ao menos quatro propostas de extinção do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, o chamado fundo eleitoral. Mas há propostas também para aumentar ou acabar com a cota para mulheres e até para diminuir a quantidade de algarismos no número que os candidatos a vereador adotam nas urnas. Parlamentares também querem mexer em regras de debates, de entrevistas na TV e de divulgação de pesquisas.

Um exemplo é o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), eleito com base em sua atuação nas redes sociais. Ele apresentou o projeto que, em três artigos, extingue o fundo eleitoral, o fundo partidário (que financia partidos políticos) e a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

MEC prepara material para explicar nova política de alfabetização
A Receita Federal colocou as empresas do pai de Neymar em regime especial
https://www.osul.com.br/congresso-quer-alterar-regras-para-as-eleicoes/ Congresso quer alterar regras para as eleições 2019-04-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar