Terça-feira, 22 de Junho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
14°
Fair

Saúde Conheça cinco benefícios das frutas vermelhas

Compartilhe esta notícia:

Quando consumidas com algum alimento rico em ferro, auxiliam e promovem uma maior absorção do mineral no organismo.(Foto: Reprodução)

Os benefícios das frutas vermelhas à saúde são diversos. Além de deliciosas, elas podem ser facilmente incluídas na rotina alimentar: morango, cereja, amora, framboesa e uva são exemplos fáceis de encontrar no mercado ou na feira.

“Além dos tons avermelhados e o sabor marcante, essas frutas têm em comum algumas propriedades nutritivas. Vitaminas, minerais e fitoquímicos que desempenham funções antioxidantes para organismo, fortalecendo o sistema imunológico”, afirma a nutricionista Cyntia Maureen.

A especialista também elenca outras vantagens de incluir esses itens no cardápio.

Visão

Por terem grandes quantidades de vitamina C, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B, as frutas vermelhas beneficiam a saúde dos olhos, melhorando a capacidade visual diurna e noturna.

Ação anticancerígena e desintoxicante

Essas frutas são ricas em antocianinas, substância responsável pela coloração avermelhada/arroxeada desses alimentos. Elas combatem a inflamação e a ação dos radicais livres, sendo, portanto, anticancerígenas e antioxidantes. Elas proporcionam maior proteção aos órgãos e aos tecidos do corpo, retardando a ação do tempo sobre todas as células, como as da pele.

Fibras

A grande quantidade de fibras presente nas berries é ótima para quem procura melhorar o trabalho do sistema digestório. Além de beneficiar o intestino, as fibras são aliadas de quem quer reduzir os níveis de colesterol e glicose no sangue.

Saciedade

As fibras desses alimentos caem no gosto de quem quer ficar em dia com a balança. A alta quantidade da substância nas frutas vermelhas dá uma sensação de maior saciedade quando elas são ingeridas. Isso diminui a vontade por doces ou snacks pouco saudáveis nos intervalos das refeições principais.

Anemia

Quando consumidas com algum alimento rico em ferro, auxiliam e promovem uma maior absorção do mineral no organismo. Por apresentarem bastante vitamina C, que facilita a assimilação do ferro no corpo, são ideais para quem sofre de anemia ou ainda para quem quer evitá-la.

As frutas vermelhas mais populares são:

— Morango;

— Maçã;

— Uva;

— Melancia;

— Acerola;

— Ameixa;

— Amora;

— Jabuticaba;

— Açaí;

— Cereja;

— Goiaba;

— Framboesa.

Uma dica interessante é buscar por frutas da estação na hora da compra. Assim, você consegue alimentos mais frescos e nutritivos. Isso sem contar que o preço costuma ser mais acessível.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Ministério da Saúde enviará lote de CoronaVac ao Rio Grande do Sul para zerar segundas doses atrasadas
Nova vacina contra a gripe começa a ser testada pelo Instituto Butantan
Deixe seu comentário
Pode te interessar