Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Light Rain Shower

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Conheça o robô com mais cara de um ser humano já fabricado

Compartilhe esta notícia:

Criador de Érica se preocupou com a melhoria da fala e da linguagem corporal do robô. (Crédito: Reprodução)

Um professor da Universidade de Osaka, no Japão, criou o robô “mais humano” já feito no mundo. “Érica” é capaz de responder sobre seus hobbies, filmes preferidos e esportes.

Hiroshi Ishiguro, que fabricou alguns androides assustadores nos últimos anos, viu sua última criação humanoide dar certo desta vez. Porém, o foco da mais recente obra de Ishiguro não foi apenas embelezar seus olhos, mas também os seus ouvidos, trabalhando na melhoria da fala e da linguagem corporal do robô.

Feito através de uma colaboração entre a Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia, a Universidade de Osaka, o Instituto Internacional de Pesquisa em Telecomunicações Avançadas e a Universidade de Kyoto, as habilidades de comunicação de Érica foram demonstradas no Museu Nacional de Ciência Emergente e Inovação do Japão, em Tóquio, no início de agosto.

Embora ainda relativamente rígida para os padrões humanos, as respostas de Érica a perguntas como “quais são seus hobbies?” – esportes e teatro, se você ficou curioso – foram definitivamente mais naturais do que androides criados anteriormente no laboratório de Ishiguro.

Além disso, as ações não-verbais de Érica, incluindo piscar, movimentos faciais que demonstram emoção e cabeça inclinada, parecem realçar o estilo de comunicação japonês da humanoide. O androide chegou a expressar o “uuuunnnnn?” – uma forma não-verbal típica dos japoneses de dizer “é mesmo?” – durante conversa com uma pessoa da plateia.

Ishiguro, notoriamente conhecido como “o homem que fez uma cópia de si mesmo” como um androide, e sua equipe afirmam que Érica também pode reconhecer os padrões de fala e as características não-verbais da pessoa com quem está conversando.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Veja dez atitudes inconvenientes comuns nos grupos de WhatsApp
PT critica o ministro da Fazenda e diz ter um plano “plano B” para o ajuste
https://www.osul.com.br/conheca-o-robo-com-mais-cara-de-um-ser-humano-ja-fabricado/ Conheça o robô com mais cara de um ser humano já fabricado 2015-09-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar