Segunda-feira, 05 de janeiro de 2026
Por Redação O Sul | 11 de julho de 2021
A Conmebol divulgou neste domingo (11) um documento de intenção para que os jogos de Conmebol Libertadores e Copa Sul-Americana possam receber público a partir das oitavas de final. Os jogos por esta fase das competições começam a partir desta terça-feira (13).
“A Conmebol considera que a volta paulatina do público é essencial para o desenvolvimento do futebol sul-americano, motivo para o qual, caso as autoridades nacionais permitam, está autorizada a volta ao público nas competições mencionadas”, explica a Conmebol, em documento.
De acordo com o protocolo, a Conmebol recomenda que apenas pessoas vacinadas ou com teste negativo para covid-19 tenham acesso aos estádios. Assim, não será permitida a presença de alguém com sintoma da doença (febre, dor de garganta, dificuldade respiratória, por exemplo) ou que tenha tido contato com uma pessoa infectada.
A Conmebol também não recomenda a liberação de menores de 18 anos, mulheres grávidas e pessoas com enfermidades dentro dos estádios. No documento, há orientação que o público seja formado por torcedores em geral, funcionários da organização dos jogos e convidados, desde que todos com máscara.
Para a compra do ingresso, a entidade sul-americana também sugere que os torcedores apresentem um certificado de vacina ou um teste negativo, que deverá ser apresentado para a retirada. No estádio, é recomendável também a separação dos grupos nos setores, além de regras para venda de alimentos e bebidas.
As oitavas de final da Libertadores começam nesta terça, com os brasileiros Atlético-MG, Fluminense e São Paulo em campo, respectivamente contra Boca Juniors, Cerro Porteño e Racing. Os jogos continuam na quarta (14), com jogos de Flamengo e Palmeiras, e seguem na quinta (15), com o Internacional.
Na Sul-Americana, o primeiro brasileiro a ir a campo é o Grêmio, na terça, contra a LDU. Red Bull Bragantino, na quarta, e Santos, na quinta, completam a semana dos brasileiros. Os jogos de volta das oitavas acontecem na semana seguinte.
Vale lembrar que a Copa América não teve público na maioria dos jogos, mas recebeu uma capacidade reduzida de torcedores na final entre Brasil e Argentina, no Maracanã.