Quinta-feira, 18 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Conselho de Ética abre processos contra deputados que fizeram motim na Câmara após prisão de Bolsonaro

Compartilhe esta notícia:

Foto: Agência Câmara
Oitivas são contra os deputados Marcos Pollon (PL-MS), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC).(Fotos: Câmara dos Deputados)

O Conselho de Ética da Câmara abriu nesSa terça-feira (7) processos disciplinares contra três deputados envolvidos no motim que bloqueou o funcionamento da Casa em agosto.

Os procedimentos foram abertos a pedido da própria direção da Câmara que defendeu a suspensão do mandato dos parlamentares Marcos Pollon (PL-MS), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC).

A abertura é a primeira fase destes processos no Conselho de Ética. O presidente do órgão, Fabio Schiochet (União-SC), ainda terá de escolher os relatores dos casos e, apenas depois disso, começam a contar uma série de prazos.

A cúpula da Câmara endossou os argumentos da corregedoria da Casa, comandada pelo deputado Diego Coronel (PSD-BA), que avaliou que estes deputados registraram os mais graves comportamentos da paralisação.

Em agosto, por mais de 30 horas, deputados de oposição ocuparam o plenário principal da Câmara e impediram o funcionamento da Casa, em uma ação que tentava impor a análise de propostas e protestar contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Bolsonaro está em prisão domiciliar desde 4 de agosto. É um tipo de prisão provisória, determinada no contexto do inquérito que investiga se o filho do ex-presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), tentou interferir no processo sobre a tentativa de golpe em 8 de janeiro.

Depois, Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma do STF pela trama golpista. Uma eventual prisão do ex-presidente por este caso só ocorrerá após todos os recursos da defesa.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), somente conseguiu retomar os trabalhos da Casa na noite do dia 6, após uma série de reuniões e negociações com a base governista e aliados de Bolsonaro.

Tentando impor a volta da Casa, Motta chegou a anunciar que deputados que impedissem os trabalhos poderiam ter os mandatos suspensos. O que se viu, no entanto, foi uma fragilização do paraibano.

Na noite do dia 6 de agosto, Motta caminhou até a mesa de comando do plenário, tentou assumir a cadeira de presidente e recuou após van Hattem e Pollon se recusarem a abandonar o espaço. O presidente da Câmara conseguiu se sentar apenas depois de ser escoltado por aliados.

Ao analisar a atuação dos envolvidos, a Corregedoria da Câmara avaliou que há elementos suficientes para uma punição mais severa a Marcos Pollon, Marcel van Hattem e Zé Trovão.

Três processos, que tratam de condutas que impediram o acesso de Motta à mesa de comando do plenário, terão um único relator. A escolha será feita entre três nomes: Castro Neto (PSD-PI), Albuquerque (Republicanos-RR) e Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR).

Um procedimento contra Marcos Pollon por ofensas ao presidente da Câmara caminhará de forma separada. Os potenciais relatores são: Castro Neto (PSD-PI), Moses Rodrigues (União-CE) e Ricardo Maia (MDB-BA).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vanderlei Stefani
7 de outubro de 2025 20:25

🍾🍾🍾🍾🍾🍾🍾🍾🍾🍾🍾🍾

Miltch Mitch
7 de outubro de 2025 22:04

Contra deputado que dá cusparada, deputado que chuta repórter, deputado que dá tapa na cara e até deputada que pega no pau do Nicolas nada acontece.

Presidente do Supremo promete levar ao Congresso manifestação sobre a reforma administrativa
Governo federal cria comitê de enfrentamento da crise do metanol
Pode te interessar
2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x