Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Conselho de Ética analisa nesta terça-feira o pedido de cassação do deputado federal Luis Miranda

Compartilhe esta notícia:

Deputado denunciou supostas irregularidades nas negociações para a compra da Covaxin

Foto: Agência Senado
Deputado denunciou supostas irregularidades nas negociações para a compra da Covaxin. (Foto: Agência Senado)

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pautou para esta terça-feira (21) uma sessão extraordinária virtual na qual deve ser apresentado o parecer sobre o pedido de cassação do mandato do deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) por suposta “quebra de decoro parlamentar”.

A ação foi protocolada pelo PTB, presidido pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson, que, atualmente, está preso por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Entre os motivos da prisão, “fortes indícios” de calúnia, injúria e incitação ao crime.

Delator do escândalo do mensalão, que atingiu o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jefferson apresentou o pedido de cassação do mandato de Miranda na mesma semana em que o deputado federal e seu irmão – Luis Ricardo Miranda, servidor de carreira do Ministério da Saúde – denunciaram supostas irregularidades nas negociações para a compra da vacina Covaxin pela pasta.

O caso foi amplamente analisado na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid-19 no Senado. Os irmãos Miranda disseram que informaram a Bolsonaro sobre as suspeitas de corrupção numa audiência que pediram com o presidente, que não desmentiu as informações.

Miranda afirmou que “todos sabem” do “histórico” de Roberto Jefferson. “Quando viu ali o nosso combate enfático contra a corrupção, deve ter lhe incomodado de alguma forma e criou uma denúncia fantasiosa baseada em fatos inverídicos”, disse. O congressista disse que, com seu irmão, “salvaram o Brasil de um prejuízo de R$ 1,6 bilhão”. Por isso, declarou que espera que o Conselho de Ética arquive o pedido de cassação para que ele “não fique ali sendo exposto, sangrando”. “É vergonhosa a atitude do mensaleiro, preso hoje, mais uma vez”, declarou Miranda.

“Todas [as denúncias foram] devidamente comprovadas, expostas, com cancelamento de contrato, com fábrica afirmando que os documentos apresentados pela Precisa [Medicamentos] realmente eram falsos, com pessoas denunciadas criminalmente, com CGU [Controladoria-Geral da União] afirmando que de fato tinha irregularidades. Quer dizer, tudo o que nós apresentamos era verdade”, afirmou.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Parque Farroupilha, em Porto Alegre, comemora 86 anos
Capotamento de veículo deixa um morto na Freeway, em Gravataí
https://www.osul.com.br/conselho-de-etica-analisa-caso-do-deputado-luis-miranda-na-terca-feira/ Conselho de Ética analisa nesta terça-feira o pedido de cassação do deputado federal Luis Miranda 2021-09-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar