Segunda-feira, 27 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Conselho de Ética da Câmara dos Deputados abre processo disciplinar contra Jair Bolsonaro por elogio a torturador

Compartilhe esta notícia:

Bolsonaro disse que o coronel Ustra foi "o pavor de Dilma Rousseff" durante a ditadura (Foto: Wilson Dias/ABr)

O Conselho de Ética da Câmara instaurou nesta terça-feira (28) processo disciplinar contra o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ). O político é acusado de quebra de decoro parlamentar durante seu voto para a abertura do processo de impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff, em 17 de abril, quando fez uma homenagem ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra.

A representação do PV ao Conselho de Ética acusa Bolsonaro de ter feito apologia ao crime de tortura e pede a cassação do mandato do deputado. Ao anunciar seu voto a favor do impeachment, Bolsonaro disse que o fazia “pela memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra”.

O militar comandou o DOI-Codi (órgão de repressão da ditadura militar) de São Paulo no período de 1970 a 1974. Em 2008, tornou-se o primeiro militar a ser reconhecido pela Justiça como torturador durante a ditadura. Ustra morreu em outubro de 2015, durante tratamento contra um câncer.

Apenas cinco deputados estavam presentes na sessão do Conselho, além do presidente do colegiado, João Carlos Araújo (PR-BA). O processo foi iniciado porque não é necessário haver quorum mínimo. A Câmara está esvaziada pelas festas juninas. Marcaram presença os deputados Júlio Delgado (PSB-MG), Marcos Rogério (DEM-RO), Alberto Filho (PMDB-MA), Capitão Augusto (PR-SP) e Zé Geraldo (PT-PA).

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O ex-ministro Aldo Rebelo será candidato à Presidência da República pelo Partido da Solidariedade
O pré-candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro passa mal e dá entrada em hospital
https://www.osul.com.br/conselho-de-etica-da-camara-dos-deputados-abre-processo-disciplinar-contra-jair-bolsonaro-por-elogio-a-torturador/ Conselho de Ética da Câmara dos Deputados abre processo disciplinar contra Jair Bolsonaro por elogio a torturador 2016-06-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar