Segunda-feira, 06 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
12°
Cloudy

Brasil Previsões para a economia de 2020 estão abaixo do esperado

Compartilhe esta notícia:

Fundo compara magnitude de crise provocada pela pandemia à da Grande Depressão, de 1929, e diz que momento é "bem pior" do que 2008. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

As projeções para uma piora na economia brasileira não se limitam só para este ano, com a fraqueza mostrada pelos indicadores de atividade, bancos e consultorias, a previsão para 2020 não é boa. O desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) deverá crescer apenas 2% no próximo ano.

A expectativa de uma economia fraca fica evidente toda semana com divulgações que colhem a previsão de diversos analistas para vários indicadores da economia.

Já na última quinta-feira (27), o Ministério da Economia anunciou as metas de inflação para os próximos anos. As porcentagens de 2020 e 2021 foram mantidas, em 4% e 3,75%, com o mesmo intervalo de tolerância. Já em 2022 a meta deve ficar em 3,5%. Esse é o valor que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) poderá alcançar nos próximos anos.

De acordo com o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, o fato do governo ter reduzido a meta de inflação para 2022 não sinaliza aumento na taxa básica de juros, atualmente em 6,5% ao ano. “Alguns críticos costumam dizer que quando você abaixa a meta de inflação, o governo é obrigado a aumentar juros. Uma meta de inflação mais baixa não é correlacionada com juros mais altos. o fato de você abaixar a meta de inflação não implica que o governo vai ter que subir juros”, disse Sachsida.

O Brasil deverá ser afetado no próximo ano pela desaceleração da economia internacional. A atividade dos países desenvolvidos têm dado sinais de arrefecimento, o que deve prejudicar o comércio global, já enfraquecido pela guerra comercial liderada pelos Estados Unidos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Polícia prende homem por tráfico internacional de drogas no aeroporto de Porto Alegre
Seleção chilena quer melhorias no gramado da Arena para semifinal da Copa América
Deixe seu comentário
Pode te interessar