Quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
23°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Conselho Regional de Odontologia do RS promove campanhas que fomentam a saúde

Compartilhe esta notícia:

O CRO/RS supervisiona a ética odontológica

Foto: Divulgação
Para executar o serviço odontológico móvel, o profissional deverá utilizar equipamentos portáteis licenciados pela Anvisa. (Foto: Divulgação)

O CRO/RS (Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul) tem liderado campanhas que fomentam a saúde, a inclusão e a valorização da categoria. Presidida pelo cirurgião-dentista Nelson Freitas Eguía, a instituição também foi responsável pelo processo que garantiu os profissionais da odontologia como grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19.

O Conselho Federal de Odontologia e os 27 Conselhos Regionais de Odontologia, criados pela Lei nº 4.324, de 14 de abril de 1964, e, posteriormente, instituídos pelo Decreto nº 68.704, de 3 de junho de 1971, formam em seu conjunto uma Autarquia Federal.

A principal finalidade do CFO e do CRO é a supervisão da ética odontológica em todo o território nacional. Para cumprir essa missão, legisla por meio de Atos Normativos, julga Processos Éticos e centraliza as informações sobre cursos de Especialização registrados e reconhecidos, bem como sobre o número de inscritos em todo o Brasil, entre Cirurgiões-Dentistas, Auxiliar de Saúde Bucal, Técnicos em Saúde Bucal, Técnicos em Prótese Dentária, Auxiliares de Prótese Dentária e Clínicas Odontológicas.

Além disso, o CRO/RS estabelece atividades e campanhas que dão ênfase à valorização do profissional de odontologia e também favorecem a comunidade gaúcha com medidas de inclusão e melhorias nos serviços de saúde. Conheça algumas das campanhas:

Sorriso Seguro

Campanha inédita no País, a Sorriso Seguro tem por função fazer a vistoria das condições de biossegurança da área de trabalho dos cirurgiões-dentistas em postos de saúde. No primeiro momento, o Conselho avisa a Prefeitura da cidade sobre os problemas encontrados no posto. Algum tempo depois, os fiscais revisitam o posto para ver se as demandas foram atendidas. Caso de resposta negativa, o CRO/RS entra em ação junto ao Ministério Público.

Sorriso Justo

A campanha Sorriso Justo tem o objetivo de melhorar os serviços à população através da melhoria de salário dos profissionais da Odontologia. Ela afeta a área pública, intervindo em concursos correntes, em busca do piso salarial da classe. Ela não atua com profissionais que já são concursados e tem salário aviltado, apenas em concursos abertos.

Sorriso da Dignidade

Exposição fotográfica com cunho social. A campanha Sorriso da Dignidade evidencia a violência contra a mulher e possibilita a restauração de seu sorriso através de encaminhamentos a tratamentos dentários. Ela acolhe, através de parceria com a Defensoria Pública do Estado, mulheres que tenham sido agredidas e sofreram lesões na face e cavidade bucal.

Olhadinha

Campanha informativa acerca da dignidade do serviço odontológico. Tem o slogan: cirurgião-dentista não dá olhadinha. Faz consulta. Valorize nossa profissão.

Radioweb CRO/RS

Conta com programação musical (com músicas de ambiente para tocar em consultórios odontológicos) e entrevistas. Pode ser encontrada no site do Conselho.

CD Empreendedor

Campanha que, em 2019, foi o carro-chefe do Conselho e percorreu o Estado, aborda práticas de gestão, marketing e empreendedorismo para Cirurgiões-dentistas utilizarem em seus consultórios ou clínicas. Sempre pontuando a importância de seguir o Código de Ética Odontológica (CEO).

Harmonização Orofacial #DentistaPodeSim:

Diante da “briga” entre Medicina e Odontologia acerca da harmonização orofacial, o CRO/RS lançou campanha referendando o Cirurgião-dentista a realizar tais procedimentos estéticos. A campanha é baseada na Resolução 198/2019, que regulamenta a harmonização orofacial como especialidade odontológica.

Exercício Ilegal

Campanhas informativas contra o exercício ilegal da Odontologia.

WhatsApp Fiscalização

Canal de comunicação da fiscalização. É uma maneira mais fácil e rápida de denunciar e tirar dúvidas. Atende com maior frequência dúvidas e denúncias sobre publicidade irregular nas redes sociais. Whatsapp: (51) 98600-0175

CRO/RS de Vantagens

Programa de descontos que o CRO/RS firmou com diversas empresas de diferentes ramos. Os benefícios são válidos para todos os inscritos na Autarquia.

Maio Vermelho

Campanha datada para o mês de maio e organizada pela Associação do Comitê de Classe Odontológica. Promove diversas ações preventivas contra o câncer de boca no Estado. Neste ano, devido à pandemia, foram organizadas lives com assuntos pertinentes à prevenção do câncer de boca. No entanto, geralmente, é montada uma estrutura nas cidades gaúchas a fim de examinar pessoas para diagnosticar sintomas que podem ser de câncer bucal.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Inglaterra suspende quase todas as restrições contra o coronavírus
Transferências imobiliárias no Rio Grande do Sul são destaque em relatório do Banco Mundial
Deixe seu comentário
Pode te interessar