Terça-feira, 18 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de novembro de 2025
A rede conta com 50 conselheiros tutelares atuando em diferentes territórios da cidade para garantir que crianças e adolescentes tenham seus direitos protegidos
Foto: DivulgaçãoA SMIDH (Secretaria Municipal da Inclusão e Desenvolvimento Humano) divulgou nesta terça-feira (18), data em que se comemora o Dia do Conselheiro Tutelar, o consolidado de atendimentos dos Conselhos Tutelares de Porto Alegre referentes ao período de janeiro a setembro de 2025, que totalizam 81.028 ações registradas, entre denúncias, encaminhamentos, requisições e expedientes diversos, realizadas nas dez microrregiões e no Plantão Centralizado.
A rede conta com 50 conselheiros tutelares atuando em diferentes territórios da cidade para garantir que crianças e adolescentes tenham seus direitos protegidos. Para o secretário da SMIDH, Juliano Passini, os números reforçam a importância do trabalho cotidiano.
“Porto Alegre possui uma das estruturas mais completas do país na proteção da infância. Esses dados demonstram a força de equipes comprometidas e presentes nos territórios, muitas vezes sendo a primeira porta de defesa dos direitos das nossas crianças”, ressalta.
Entre os conselhos, destacam-se unidades com maior volume de atendimentos, como o CT02, com 9.280 registros, e o CT10, com 17.914 atendimentos, refletindo a complexidade social de regiões densamente povoadas. Somados, todos os Conselhos contabilizam centenas de denúncias recebidas e ações presenciais que incluem acompanhamento familiar, requisições de serviços e articulação com a rede de proteção municipal.
Trabalho essencial
Para o coordenador-geral dos Conselhos Tutelares de Porto Alegre, Leandro Barbosa da Silva, o papel exercido pelos conselheiros no município vai muito além do atendimento diário: trata-se de uma atuação estratégica e indispensável para a proteção integral da infância e da juventude.
“O conselheiro tutelar é essencial na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, atuando na proteção em situações de risco, no fortalecimento das famílias e na articulação da rede. É a porta de entrada do cuidado e garante encaminhamentos adequados na comunidade”, afirma.
Endereços dos Conselhos Tutelares
A lista completa com os contatos e endereços dos dez Conselhos Tutelares de Porto Alegre está disponível no site da prefeitura. O material facilita o acesso da população aos serviços de proteção à infância e adolescência.