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Economia O consumidor brasileiro está pesquisando o dobro antes de concluir as compras na internet

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Compras na internet com cupons de desconto aumentaram 50% no primeiro semestre deste ano. (Foto: Reprodução)

A crise econômica brasileira levou os consumidores a pesquisarem cada vez mais antes de efetuarem suas compras. Foi registrado aumento de 140% no número de visitas a lojas onlines pelo usuário antes da conclusão da compra nos últimos dois anos, mostra pesquisa da Cuponomia. Além disso, as compras na internet realizadas com cupons de desconto aumentaram 50% no primeiro semestre deste ano.

Um fato que chama a atenção é que enquanto caíram as compras no comércio de varejo, por causa da crise econômica, nas compras online as vendas subiram 43%. Segundo a economista do SPC Marcela Kawauti, são vários os fatores, entre eles a facilidade para pesquisar várias lojas ao mesmo tempo e a comodidade da entrega em casa.

Para Roque Pellizzaro Junior, presidente do SPC Brasil, a internet está moldando cada vez mais as relações de consumo entre clientes e lojistas. “A internet trouxe ao consumidor a liberdade de comprar quando e onde quiser. Se antes as pessoas tinham de ir até as lojas e demais centros de consumo, agora, são os varejistas quem precisam encontrar seus clientes, oferecendo plataformas amigáveis, ofertas convidativas e informações relevantes para reter por mais tempo a atenção de potenciais compradores”, esclarece o presidente.

Ferramenta

Visando a economia na hora das compras, nesta terça-feira (18) a Proteste lançou uma ferramenta que permite a comparação de preços de produtos vendidos pela internet. Batizado como Mais Barato Proteste, o plugin é capaz de indicar automaticamente os melhores preços, além de alertar o usuário sobre a disponibilidade de cupons de desconto para o produto de seu interesse.

De acordo com um levantamento feito pela própria associação de consumidores, os valores de um mesmo produto podem variar até 45% entre diferentes lojas e até 20% em apenas um dia. Com isso, o objetivo da entidade é oferecer alternativas para que os consumidores não precisem entrar em sites diversos para pesquisar os preços dos produtos.

“Queríamos oferecer uma solução mais simples, automática, de forma que a comparação de preços chegasse mais perto dos consumidores”, explicou Marina Jakubowski, responsável pela idealização do projeto.

Para dar conta de passar as informações aos consumidores, o Mais Barato Proteste acompanha mais de 30 grandes varejistas, lojas de móveis, roupas, cosméticos, livros, eletrodomésticos e eletrônicos. Além disso, o sistema monitora mais de 40 sites que trabalham com cupons de descontos.

Outro recurso da plataforma é a possibilidade do consumidor cadastrar o preço desejado para receber um alerta caso o produto alcance o valor estipulado. Também é possível acompanhar o histórico de preços do mesmo produto em uma determinada loja, permitindo que o consumidor não caia em falsas promoções.

A ferramenta já está disponível gratuitamente no site Mais Barato Proteste, com compatibilidade para o Chrome em PCs Windows, Linux e Macs.

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https://www.osul.com.br/consumidor-brasileiro-esta-pesquisando-o-dobro-antes-de-concluir-as-compras-na-internet/ O consumidor brasileiro está pesquisando o dobro antes de concluir as compras na internet 2017-07-18
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