Sábado, 22 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Consumidores brasileiros pagaram 1,8 bilhão de reais a mais nas contas de luz em 2016

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução)

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) admitiu nesta sexta-feira (10) que, por causa de uma falha, os brasileiros pagaram mais do que deveriam nas contas de luz no ano passado, informou reportagem exclusiva do Jornal Hoje. O valor dessa cobrança indevida é de R$ 1,8 bilhão.

A Usina de Angra 3, no Rio de Janeiro, deveria ter começado a entrar em operação em janeiro de 2016. No entanto, as obras do empreendimento estão atrasadas e ainda não há previsão para que a usina comece a fornecer energia elétrica.

Mesmo assim, as projeções de custos de encargos operacionais de Angra 3 foram foram bancados pelo consumidor. Ou seja, foram parar na conta de luz de todas as regiões do Brasil.

A cobrança indevida veio à tona porque o presidente do Intituto de Cidadania de Formosa (GO), Geraldo Lobo, ingressou com uma ação popular questionando o cálculo da conta de luz.

Nesta sexta, a Aneel reconheceu que, realmente, houve uma falha no momento em que as contas de luz foram calculadas. Encargos operacionais da usina nuclear inacabada foram incluídos no cálculo indevidamente.

Segundo a agência, o erro foi baseado em informações da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Ainda de acordo com a Aneel, por conta desta falha, os consumidores acabaram pagando R$ 1,8 bilhão a mais nas contas de luz ao longo de 2016.

Restituição do dinheiro

A Agência Nacional de Energia Elétrica afirmou que os valores cobrados a mais serão devolvidos aos consumidores por meio de reajustes menores nas tarifas de energia elétrica na medida em que forem vencendo os prazos de revisão tarifária de cada distribuidora.
A previsão da agência é de que os reajustes nas contas de luz devem ficar até 1,2 pontos percetuais menores para compensar os valores cobrados indevidamente dos usuários. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A três semanas do início da campanha, só 12 dos 35 partidos políticos enviaram à Justiça os critérios que adotarão para distribuir os recursos do fundo eleitoral entre os seus candidatos
A inflação para o consumidor caiu em todas as capitais pesquisadas na terceira semana de julho
https://www.osul.com.br/consumidores-brasileiros-pagaram-18-bilhao-de-reais-a-mais-nas-contas-de-luz-em-2016/ Consumidores brasileiros pagaram 1,8 bilhão de reais a mais nas contas de luz em 2016 2017-03-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar