Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 1 de outubro de 2015
O governo do Rio Grande do Sul teve novamente as contas bloqueadas nesta quinta-feira (1º) em razão do atraso no pagamento de mais uma parcela da dívida com a União, anunciado na quarta-feira (30) pelo Executivo gaúcho. O Banrisul foi comunicado da medida pelo Tesouro Nacional no fim desta manhã.
O bloqueio tem o objetivo de garantir o pagamento da parcela de 266,6 milhões de reais da dívida relativa ao mês de setembro. O atraso na quitação do débito (o contrato prevê o pagamento no último dia útil de cada mês), decorrente da crise financeira enfrentada pelo RS, vem ocorrendo desde abril. Nos últimos dois meses, também houve bloqueio das contas do Estado por parte da União.
O governo gaúcho fez na quarta-feira o depósito integral da folha salarial do mês de setembro dos servidores. A Secretaria da Fazenda definiu uma lista de compromissos a serem quitados até sexta-feira (02), que totalizam 92 milhões de reais. Entre eles, estão 24,7 milhões de reais do custeio da saúde referente ao mês de agosto, 10,1 milhões de reais da parcela de julho do transporte escolar e outros 3,25 milhões de reais do programa social RS Mais Igual.