Segunda-feira, 06 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 6 de outubro de 2025
O diálogo entre Lula (E) e Trump foi marcado por civilidade, sem trocas de ofensas ou acusações
Foto: ReproduçãoO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversam, na manhã desta segunda-feira (6), sobre as tarifas impostas pelo governo norte-americano a produtos brasileiros. O contato representa uma importante abertura de canais de comunicação entre os dois países. Segundo informações de fontes, os líderes mantiveram um diálogo cordial.
De acordo com fontes consultadas, a conversa transcorreu em tom positivo, sem qualquer tentativa de confronto entre os interlocutores. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que comentou sobre o diálogo, classificou o momento como “positivo”.
Detalhes da conversa
A ligação foi mantida com discrição, não constando previamente nas agendas oficiais. O encontro virtual teve como objetivo estabelecer canais de diálogo para futuras discussões sobre questões tarifárias entre os dois países.
As informações preliminares indicam que o formato da conversa pode ter incluído dois momentos: um diálogo direto entre Lula e Trump, seguido de discussões técnicas entre as equipes. Entre os temas em pauta estava a possibilidade de futuros encontros presenciais, que poderiam ocorrer na Malásia, Itália ou Estados Unidos.