Sábado, 11 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
14°
Cloudy

Agro A convite do Ministério da Agricultura, o secretário da Agricultura do RS viaja em missão oficial à Espanha

Compartilhe esta notícia:

Secretário da Agricultura participa da maior feria de frutas e hortaliças da Europa e uma das mais importantes do mundo. Ernani Polo também vai tratar de comercialização de arroz com União Européia, investimentos em ovos congelados e outras oportunidades para o RS. ( Foto: banco de dados/O Sul)

Liderada pelo secretário executivo e Ministro da Agricultura Subtítulo, Eumar Novacki, com a presença do secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estaduais de Agricultura – CONSEAGRI, Ernani Polo, a missão oficial brasileira que irá prospectar mercados para a fruticultura embarcou nesta segunda-feira (16) para a Espanha, onde terá, entre seus compromissos, visita na quarta-feira (18), em Madrid, a Fruit Attraction, que está entre as maiores feiras de frutas e hortaliças do Mundo. A comitiva também será integrada por dois membros da Secretaria de Relações Internacionais do MAPA para prospecção de novos mercados e dois do Ministério de relações exteriores, além do presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Luiz Roberto Barcelos. A missão tem como objetivo consolidar negócios já existentes, ampliar volume exportado e abrir novas frentes de exportações de frutas.

Entre as agendas, que contará com a presença do embaixador brasileiro, Antonio Simões, está programada uma reunião de trabalho com a comitiva brasileira e os maiores importadores e distribuidores de frutas e hortaliças do Brasil para a Europa, além de encontro bilateral com o secretário-geral de Agricultura e Alimentação, Carlos Cabanas Godino, bem como participação no seminário empresarial “O intercâmbio e as oportunidades comerciais no setor de frutas e hortaliças entre Espanha e Brasil”. O Secretário-Executivo Eumar Novacki fará a abertura com a Ministra da Agricultura e Pesca Isabel Garcia Tejerina.

“Vamos levar demandas da maçã, que já comercializamos para o mercado europeu e temos condições de ampliar os volumes de exportações, como também constituir caminhos para possibilitar exportações de ameixa e caqui produzidos na serra gaúcha e pêssego do Sul do Estado, da região de Pelotas”, diz o secretário da Agricultura Ernani Polo.

No passado o Rio Grande do Sul possuía bom volume de exportações de caqui, mas houve retração. Por isso um dos objetivos da missão é estabelecer contatos para a retomada do mercado, tendo em vista a qualidade do caqui, como da ameixa e do pêssego que evoluíram muito. “Possuímos altíssima qualidade nas frutas produzidas no Estado, portanto vamos levar esta realidade nos contatos que estabeleceremos na Espanha para prospectar este importante mercado. Para isso, falamos com produtores e entidades e vamos destacar a nossa produção. Se conseguirmos avançar podemos trabalhar na ampliação da nossa produção, pois além do potencial do mercado brasileiro, temos que nos apresentar aos mercados que são grandes consumidores mundiais”, afirma o secretário Ernani Polo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Tea Shop lança novas variedades do Matcha
Vinícola Aurora embarca suco de uva para o Canadá
Deixe seu comentário
Pode te interessar