Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Coreia do Sul corta água e luz da Coreia do Norte

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução)

A Coreia do Sul anunciou nessa sexta-feira que cortou o fornecimento de energia elétrica e água no complexo industrial de Kaesong após a Coreia do Norte expulsar os trabalhadores sul-coreanos, antecipando o fechamento do projeto conjunto entre os dois países.

O governo sul-coreano cortou a luz logo depois da meia-noite local (13h de Brasília da quinta-feira), “já que as operações do polígono industrial foram interrompidas completamente”, disse um porta-voz do Ministério da Unificação de Seul.

O ministério confirmou que o corte de energia implica automaticamente na interrupção do fornecimento de água no parque industrial.

Por enquanto, o governo da Coreia do Sul não avaliou os possíveis danos que essa ação pode trazer para as 124 empresas do país que operavam no complexo conjunto.

Por outro lado, se alegou que o corte de eletricidade poderia afetar as vidas das famílias norte-coreanas de Kaesong, que dependem do fornecimento do Sul, mas Seul não quis fornecer detalhes sobre este assunto.

A Coreia do Sul decidiu na quarta-feira fechar o complexo de Kaesong, situado no Sudeste da Coreia do Norte, como represália pelo lançamento de um foguete espacial por parte do regime de Kim Jong-un, que Seul e parte da comunidade internacional consideram como um teste de mísseis balísticos.

Na quinta-feira, Pyongyang decretou a expulsão dos 280 sul-coreanos que estavam no complexo, congelou os ativos das empresas do país vizinho e declarou o local como área militar.

Além disso, o governo norte-coreano cortou as duas linhas de comunicação entre Seul e Pyongyang. (EFE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Angela Merkel, a chanceler da Alemanha, recebe o ator George Clooney para debater sobre crise de refugiados
Salário mínimo regional supera o salário mínimo nacional e Fiergs quer a extinção do seu reajuste
https://www.osul.com.br/coreia-do-sul-corta-agua-e-luz-da-coreia-do-norte/ Coreia do Sul corta água e luz da Coreia do Norte 2016-02-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar