Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Coreias do Norte e do Sul entram em acordo por candidatura conjunta para a Olimpíada de 2032

Compartilhe esta notícia:

Decisão foi comunicada após encontro de líderes dos dois países. (Foto: Reprodução)

A Coreia do Sul e a Coreia do Norte entraram em acordo por uma candidatura conjunta para os Jogos Olímpicos de 2032. O acerto foi comunicado pelos dois países nesta quarta-feira (19), após um encontro em Pyongyang entre o presidente sul-coreano Moon Jae-in e o ditador norte-coreano Kim Jong-un.

Ainda segundo o comunicado emitido pelas Coreias, ambos os países concordaram também em participar de competições internacionais sob a mesma bandeira, com planos já para os Jogos Olímpicos de 2020, que serão realizados em Tóquio, capital do Japão.

Há uma semana, o ministro dos Esportes sul-coreano, Do Jong-hwan, havia anunciado a ideia de uma candidatura conjunta das duas Coreias. Ele oficializou a oferta à Coreia do Norte. “Quero fazer esta proposta ao Norte pela paz. Seul e Pyongyang sediarão os Jogos juntos”, disse o ministro.

Na última Olimpíada de Inverno, ocorrida no início deste ano, as duas Coreias desfilaram juntas na cerimônia de abertura do evento. O ato serviu para simbolizar a aproximação entre os dois países, que acabaram se separando depois de um conflito armado entre junho de 1950 e julho de 1953. Tecnicamente, os dois países ainda estão em guerra porque um acordo de paz entre ambos não foi assinado.

No passado, as duas Coreias consideraram a opção de organizar conjuntamente os Jogos Olímpicos de 1988 em Seul, mas as negociações não foram adiante devido a divergências sobre a distribuição das provas. Na ocasião, a Coreia do Norte decidiu liderar um boicote ao evento, que foi seguido por um pequeno grupo de países do então bloco socialista, entre eles Cuba.

2019

O ministro dos Esportes norte-coreano e a Federação Asiática de Halterofilismo chegaram a um acordo para organizar os campeonatos asiáticos juniores de 2019 na capital norte-coreana. O evento internacional, que começará em 27 de outubro do ano que vem, será o primeiro disputado na Coreia do Norte desde início da aproximação diplomática entre Pyongyang e a comunidade internacional.

A Coreia do Norte aproveitou os Jogos Asiáticos, onde o acordo foi assinado, para mostrar uma vontade de abertura. Os seus atletas formaram uma delegação unificada com a Coreia do Sul em três modalidades femininas e atletas dos dois países desfilaram juntos atrás de uma bandeira da Coreia unificada na cerimônia de abertura.

A atribuição dos campeonatos asiáticos juniores de levantamento de peso serve de alívio para a Coreia do Norte, que foi privada da organização da competição em 2018 devido a sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O ministro da Fazenda diz que sua avaliação é que Michel Temer e o governo continuam
Inter empata com o Criciúma em 1 a 1
https://www.osul.com.br/coreias-do-norte-e-do-sul-entram-em-acordo-por-candidatura-conjunta-para-a-olimpiada-de-2032/ Coreias do Norte e do Sul entram em acordo por candidatura conjunta para a Olimpíada de 2032 2018-09-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar