Domingo, 04 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Eleições 2026 Zucco será o novo governador do Rio Grande Sul

Compartilhe esta notícia:

Zucco assume o comando do Estado em 6 de janeiro de 2027.

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Zucco assume o comando do Estado em 6 de janeiro de 2027. (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Luciano Zucco (PL) foi eleito governador do Rio Grande do Sul neste domingo (4), no primeiro turno das eleições de 2026. O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A deputada estadual Silvana Covatti (PP) foi eleita vice-governadora na chapa.

Zucco assume o comando do Estado em 6 de janeiro de 2027, para um mandato de quatro anos. Com a vitória, ele encerra a disputa pelo Palácio Piratini sem a necessidade de segundo turno.

Natural de Alegrete, Luciano Lorenzini Zucco tem 52 anos e construiu sua trajetória profissional no Exército Brasileiro, onde permaneceu por cerca de 27 anos e chegou ao posto de tenente-coronel. É formado em Ciências Militares e possui especializações nas áreas de segurança e inteligência.

Sua entrada na política ocorreu em 2018, quando foi eleito deputado estadual pelo então Partido Social Liberal (PSL). Em 2022, foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Sul, pelo Republicanos.

Na Câmara dos Deputados, Zucco presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Também integrou comissões relacionadas à segurança pública e à agricultura e ocupou posição de liderança na oposição ao governo federal.

Para a disputa pelo governo gaúcho em 2026, Zucco concorreu pelo PL e teve Silvana Covatti como candidata a vice. A parlamentar é filiada ao Progressistas (PP) e já exerceu mandatos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

A eleição colocou Zucco na disputa com Juliana Brizola (PDT), Gabriel Souza (MDB), Marcelo Maranata (PSDB), Priscila Voigt (UP), Rejane Oliveira (PSTU) e Cesar Pontes (PCO).

Durante a campanha, Zucco apresentou propostas relacionadas às áreas de segurança pública, infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento econômico. Entre os compromissos divulgados esteve a revisão de estruturas e despesas da administração estadual.

O governador eleito assumirá o cargo no lugar de Eduardo Leite (PSD), que está no Palácio Piratini desde 2019, com intervalo de um mandato em razão das regras de reeleição, e deixará o governo ao final de 2026.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Eleições 2026

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Sanderson e Marcel van Hattem são eleitos senadores pelo Rio Grande do Sul
Jorginho Mello é reeleito governador de Santa Catarina
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x