Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Corrida presidencial é acirrada na França e pesquisa mostra quatro candidatos com chance de 2º turno

Compartilhe esta notícia:

Marine Le Pen (Foto: Reprodução)

A corrida presidencial da França pareceu ficar mais acirrada nesta sexta-feira, nove dias antes do início da votação, depois que uma pesquisa de opinião mostrou os quatro candidatos principais com chances de chegar ao segundo turno, disputado pelos dois mais votados.

A sondagem Ipsos-Sopra Sterna feita para o jornal Le Monde colocou Emmanuel Macron, de centro, e Marine Le Pen, líder da extrema-direita, empatados com 22 por cento cada no primeiro turno de 23 de abril, seguidos pelo candidato de extrema-esquerda Jean-Luc Mélenchon e o conservador François Fillon, com 20 e 19 por cento, respectivamente.

A distância de 3 pontos percentuais entre os quatro está dentro da margem de erro, o que insinua uma disputa bastante indefinida.

Macron deve vencer qualquer um de seus adversários caso vá para a rodada decisiva de 7 de maio, mas a tendência mais notável dos últimos dias é a ascensão rápida de Mélenchon nas intenções de voto na esteira de seu bom desempenho em dois debates na televisão no final de março e início de abril.

Uma segunda pesquisa divulgada nesta sexta-feira mostrou uma diferença de seis pontos percentuais separando os quatro favoritos do total de 11 candidatos à Presidência. O levantamento diário da empresa Opinionway mostrou Macron na liderança, com 23 por cento, e Mélenchon na retaguarda, com 17 por cento.

Mas o progresso de Mélenchon preocupa os investidores em razão de sua hostilidade à União Europeia e aos seus planos de revogar reformas trabalhistas pró-empresariado. As enquetes apontam que, se chegar ao segundo turno, ele pode derrotar Fillon ou Le Pen.

As pesquisas vêm reiterando que Le Pen, que também repudia a UE e quer descartar o euro, não venceria nenhum candidato na decisão do mês que vem. A pesquisa do Le Monde foi realizada nos dias 12 e 13 de abril com 1.509 entrevistados.

Os juízes que estão investigando Le Pen por suposto mal uso de fundos do bloco para pagar assessores partidários pediram a suspensão de sua imunidade parlamentar, mas os problemas legais não a prejudicaram tanto nas sondagens quanto as alegações de nepotismo que abalaram a campanha de Fillon.

A investigação de Le Pen

Juízes franceses que instruem a investigação sobre os supostos empregos fictícios da FN (Frente Nacional) pediram ao Parlamento Europeu que retire a imunidade parlamentar da líder deste partido, a eurodeputada Marine Le Pen, confirmaram nesta sexta-feira à Agência Efe fontes da Justiça.

A imunidade permitiu à ultradireitista Le Pen se negar a comparecer às convocações dos juízes durante a campanha para as eleições presidenciais francesas, nas quais a menos de dez dias para o primeiro turno aparece como favorita para concorrer ao segundo.

Os magistrados investigam se Le Pen e outros deputados europeus de seu partido pagaram com dinheiro do Parlamento Europeu assistentes parlamentares que, na realidade, trabalhavam para o FN.

Para além de Le Pen, os juízes pediram também reitrar a imunidade da europarlamentar do FN Marie-Christine Boutonnet pelo mesmo caso.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A ONU disse que a Coreia do Norte continua desenvolvendo programas nucleares e de mísseis
General norte-americano diz que Estados Unidos usaram bomba no Afeganistão no momento certo
https://www.osul.com.br/corrida-presidencial-e-acirrada-na-franca-e-pesquisa-mostra-quatro-candidatos-com-chance-de-2o-turno/ Corrida presidencial é acirrada na França e pesquisa mostra quatro candidatos com chance de 2º turno 2017-04-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar