Sábado, 03 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política CPI da Covid ouve Francisco Maximiano, sócio da Precisa Medicamentos

Compartilhe esta notícia:

Depoimento já foi adiado quatro vezes é um dos mais aguardados pela comissão

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado
Ex-funcionário Walter Correa ajudou na construção de dossiê com denúncias contra plano de saúde. (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)

Em mais uma sessão dedicada ao caso Covaxin, a CPI da Covid ouve nesta quinta-feira (19) o sócio-presidente da Precisa Medicamentos, Francisco Maximiano. Trata-se de um dos depoimentos mais aguardados pelos senadores.

A Precisa atuou como uma intermediária entre o laboratório indiano Bharat Biotech, fabricante da vacina Covaxin, e o Ministério da Saúde. A empresa nunca divulgou detalhes do contrato, incluindo o valor que arrecadaria como representante brasileira na negociação.

O contrato de compra da Covaxin previa desembolso de R$ 1,6 bilhão para 20 milhões de doses, mas foi encerrado após uma série de denúncias de irregularidades, incluindo a constatação de fraude nos documentos enviados pela Precisa.

O Brasil nunca recebeu uma dose sequer de Covaxin e também não fez pagamentos nesse contrato. A lista de irregularidades inclui um pedido de pagamento antecipado, que não chegou a ser efetuado porque não estava previsto inicialmente.

Ao longo da negociação, a dose da Covaxin ficou mais cara do que as de outros laboratórios que venderam imunizantes ao governo. À CPI, Luis Ricardo Miranda, servidor do Ministério da Saúde, relatou pressões de superiores na pasta para agilizar a liberação do imunizante.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Senado aprova proibição de armas para agressores de mulheres
Auxílio emergencial é pago a beneficiários do Bolsa Família com o NIS terminado em 2
https://www.osul.com.br/cpi-da-covid-ouve-nesta-quinta-feira-francisco-maximiano-socio-da-precisa-medicamentos/ CPI da Covid ouve Francisco Maximiano, sócio da Precisa Medicamentos 2021-08-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar