Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Cremers interdita setores do Hospital Universitário de Canoas; Prefeitura contesta decisão

Compartilhe esta notícia:

A decisão veda o exercício da medicina em setores vitais, em razão do que o conselho classifica como colapso sistêmico. (Foto: Divulgação)

Interdição cautelar

Começa a valer às 11h desta sexta-feira a interdição ética cautelar parcial do Hospital Universitário (HU) de Canoas, determinada pelo Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers). A decisão veda o exercício da medicina em setores vitais, como a UTI Neonatal, o Centro Obstétrico, a Sala de Parto, o Alojamento Conjunto e a Internação Pediátrica, em razão do que o conselho classifica como colapso sistêmico. A entidade justifica a medida extrema denunciando vazios assistenciais e falta de pessoal, cenário que estaria gerando uma espécie de “loteria da morte” – situação em que o único plantonista seria obrigado a escolher qual paciente receberia socorro. No auto de interdição, o conselho destaca ainda a inércia da gestora Associação Saúde em Movimento (ASM) frente a notificações de irregularidades. O caso foi encaminhado ao Ministério Público, à Polícia Civil, ao governo gaúcho e à Prefeitura de Canoas.

Outro lado

Apesar da decisão do Cremers, a Prefeitura de Canoas e a gestão do Hospital Universitário asseguraram que os serviços nas alas afetadas pela interdição não serão interrompidos, alegando que as escalas médicas já estão completas desde o dia 16 de fevereiro. O governo municipal sustenta que a assistência prosseguirá normalmente para evitar prejuízos à população, argumentando que as lacunas apontadas pelo conselho eram pontuais e já foram resolvidas. Como contraofensiva, o prefeito Airton Souza anunciou a criação de um comitê de fiscalização de 30 dias para monitorar insumos e escalas, convidando o próprio conselho de medicina para integrar o grupo. A Associação Saúde em Movimento (ASM), gestora do HU, protocolou um pedido de desinterdição imediata, mas o Cremers reiterou que a decisão está mantida.

Fatura impressa

O deputado estadual Tiago Cadó (PDT) quer obrigar as concessionárias de serviços públicos de fornecimento de água e energia elétrica do Rio Grande do Sul a enviar fatura impressa aos consumidores. Em projeto protocolado na Assembleia Legislativa, o parlamentar afirma que muitos cidadãos, especialmente idosos e socioeconomicamente vulneráveis, possuem dificuldades em acessar os documentos digitais, seja por falta de conhecimento ou de acesso a recursos tecnológicos. Cadó chama a atenção ainda para maior propensão dessa população a fraudes e golpes, como o recebimento de mensagem por celular com códigos errados enviados por criminosos e terceiros. Inspirada em discussões sobre o tema realizadas no Estado de Goiás, a matéria busca garantir maior segurança, acessibilidade e transparência para o consumidor final.

Duplicação na Serra

Cumprindo agendas em Caxias do Sul, o governador Eduardo Leite anunciou nessa quinta-feira o início das obras de duplicação do contorno norte do município, na ERS-122, previsto para ocorrer nas próximas semanas. Além do trecho de 11 quilômetros, o cronograma para 2026 inclui o começo da duplicação da RS-453, entre Farroupilha e Bento Gonçalves. Em razão dos impactos das enchentes de 2024, o contrato da concessionária CSG será prorrogado para incluir R$ 250 milhões em obras de resiliência climática não previstas originalmente. Essa mudança resultará na prorrogação do cronograma geral em 15 meses, projetando a conclusão definitiva das intervenções para maio de 2027. Para o início das obras, o governo aguarda aprovação da Agergs sobre as alterações contratuais.

Conecta Idoso

De autoria do vereador Luky Vieira (Republicanos), avançou na Câmara de Porto Alegre o projeto que institui o Programa Municipal Conecta Idoso. A iniciativa busca promover a alfabetização digital da terceira idade, facilitando o acesso a tecnologias para comunicação, saúde e lazer. Para isso, o programa prevê parcerias com estabelecimentos de ensino, de modo a oferecer turmas específicas focadas no uso de redes sociais e ferramentas em dispositivos móveis. Além da tecnologia, a proposta cria o Serviço de Atendimento à Família (SAF) e reforça o suporte no Centro Dia e Noite para idosos em situação de dependência. De acordo com o autor, a medida busca reduzir o isolamento social e estreitar o diálogo intergeracional por meio da inserção definitiva dos idosos na era digital. (Por Bruno Laux – @obrunolaux)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Alckmin vem ao RS para abertura da Festa da Uva, em Caxias do Sul
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x