Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Cresce no Brasil o número de adoções de crianças com doença ou deficiência

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Bando de imagens)

O número de crianças adotadas com algum tipo de doença ou deficiência tem aumentado no País. Dados da Corregedoria Nacional de Justiça  mostram que, em 2015, houve 143 adoções de crianças e adolescentes com alguma limitação ou enfermidade – um aumento de 49% em relação a 2013.

Entre os adotados estão 15 crianças com deficiência física, 15 com deficiência mental, 19 com o vírus HIV e 94 com alguma outra doença detectada. Os dados são referentes às uniões feitas por meio do Cadastro Nacional de Adoção.

Uma nova lei, que foi criada em fevereiro de 2014 e acaba de completar dois anos, pode ter ajudado a aumentar o número de adoções. A lei 12.955 prioriza os processos de adoção de crianças deficientes ou doentes crônicas ao estabelecer uma celeridade no trâmite das ações. Já em 2014, com a nova legislação, foi registrado um aumento: 148 adoções.

Apesar do aumento nos últimos dois anos, os números ainda são irrisórios frente à realidade dos abrigos. Há atualmente 6.353 crianças e adolescentes no Cadastro Nacional de Adoção, sendo que 1.225 (ou seja, quase 20%) possuem alguma doença ou deficiência.

Mais preocupante que isso é o percentual de pretendentes dispostos a adotar uma criança com essas condições. Dados do cadastro mostram que 70% não aceitam crianças e adolescentes com doenças ou deficiências. E, da parcela que aceita, a maioria só permite doenças que sejam tratáveis ou de menor gravidade.

Apenas 3%, por exemplo, se colocam como futuros pais de uma criança com HIV, 5% de uma criança com deficiência física e 3% de uma criança com deficiência mental. (AG) 

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Brasileiros com cidadania anulada na Itália negam ilegalidade
O Congresso Nacional analisa há sete anos a criação do novo Código Comercial
https://www.osul.com.br/cresce-no-brasil-o-numero-de-adocoes-de-criancas-com-doenca-ou-deficiencia/ Cresce no Brasil o número de adoções de crianças com doença ou deficiência 2016-03-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar