Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Cresce o cerco a cartórios para conter as fraudes no pagamento de benefícios no INSS

Compartilhe esta notícia:

Medidas preveem multa mais pesada para os cartórios que atrasarem a comunicação de mortes ao INSS. (Foto: reprodução)

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) adotará medidas mais duras para reduzir as fraudes no pagamento de benefícios no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), entre elas a multa mais pesada para os cartórios que atrasarem a comunicação de mortes ao instituto. Desta forma, o conselho quer evitar que segurados continuem recebendo as pensões indevidamente, por exemplo.

“O atraso nas comunicações de mortes ao INSS gera o pagamento indevido de benefícios e aumenta o déficit na Previdência Social”, alerta o conselheiro do CNJ, Fabiano Silveira, autor da proposta. De acordo com o conselheiro, somente em São Paulo o crime de apropriação indébita previdenciária responde por 22% do total de inquéritos policiais em andamento. A proposta de ato normativo reúne parâmetros para estabelecer multa mais alta, como o valor que foi pago indevidamente e o tempo que o cartório demorou a comunicar a morte ao INSS.

Segundo o Artigo 68 da Lei 8.212, o titular do Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais fica obrigado a comunicar ao INSS, até o dia 10 de cada mês, o registro de mortes ocorridos no mês anterior. A análise da proposta foi suspensa por um pedido de vista da corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, que deve dar seu parecer nesta terça-feira, conforme o CNJ. (AD)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Está sendo lançada uma campanha contra o fim do Ministério da Previdência Social
Toda transação imobiliária tem que ser informada à Receita Federal
https://www.osul.com.br/cresce-o-cerco-a-cartorios-para-conter-as-fraudes-no-pagamento-de-beneficios-no-inss/ Cresce o cerco a cartórios para conter as fraudes no pagamento de benefícios no INSS 2016-05-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar