Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 22 de julho de 2015
O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos –
– apresenta ao mercado seu braço de inovação. Com apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia – MCTI através do CNPq, a instituição criou o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT. Amparado pela Lei 10.973, o instituto viabiliza para indústrias dos setores de calçados, materiais, couros, têxtil e confecções e de equipamentos de proteção individual – EPIs uma equipe de profissionais para auxiliar no planejamento, pesquisa e execução de projetos, focados no desenvolvimento de ideias, transformando-as em produtos, serviços e processos inovadores.
Os cinco segmentos beneficiados com a criação do NIT envolvem um universo de 47,8 mil empresas que geram faturamento anual de 100 bilhões de 1,9 milhão de empregos, e trazem para o país divisas da ordem de 6,4 bilhões de dólares com exportações.
Além do apoio direto às empresas, o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT – do IBTeC vai desenvolver atividades como eventos técnicos, seminários, workshops, simpósios, entre outros, abordando temas voltados à área da sustentabilidade, inovação, tecnologia e design. Estas ações contarão ainda com o sistema de videoconferência, que permitirá o acesso online aos eventos, otimizando as ações realizadas, disseminando desta forma, o conhecimento em diferentes pontos do Brasil.