Sábado, 12 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Crianças gaúchas com idades entre 6 e 11 anos começam a ser vacinadas com a Coronavac nesta quarta

Compartilhe esta notícia:

Instituto inaugurou nesta sexta-feira nova fábrica de vacinas com investimento de cerca de R$ 300 milhões. (Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF)

A vacinação contra covid-19 de crianças entre 6 e 11 anos com Coronavac começa nesta quarta-feira (26) em todos os municípios do Estado que tenham doses estocadas. Na última sexta (21), o Ministério da Saúde incluiu o imunizante para esta faixa etária no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

No fim de semana e na segunda (24), a Secretaria Estadual da Saúde avaliou estoques das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) e iniciou o balanço com os municípios para ter o diagnóstico completo do quantitativo de doses à disposição em cada um.

A SES tem 83,3 mil doses de Coronavac na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre. O quantitativo deve ser distribuído nesta quarta. Nas coordenadorias regionais e municípios, o levantamento seguiu até essa terça (25), quando houve a consolidação dos dados de todo o Rio Grande do Sul.

Para ampliar a oferta, a SES aguarda nova remessa do Ministério da Saúde, que tem 6 milhões de doses disponíveis no Centro de Distribuição de Insumos Estratégicos de Saúde, em Guarulhos (SP).

Segundo nota técnica do ministério, o imunizante Coronavac não deve ser aplicado em imunocomprometidos. Para os demais públicos da faixa etária, a dose aprovada da vacina, produzida a partir do vírus inativado, é a mesma usada para adultos, com um intervalo de 28 dias entre a primeira e segunda aplicação.

A vacinação de crianças deve seguir as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A aplicação ocorre em ambiente específico e segregado, onde a criança fica em observação por 20 minutos. A vacina contra covid não deve ser aplicada concomitantemente com outras.

O Rio Grande do Sul já utiliza a vacina da Pfizer para a imunização do público de cinco a 11 anos, com as doses pediátricas, e de 12 a 17, com a dose normal para adultos.

De acordo com levantamento realizado pela SES diretamente com os municípios gaúchos, mais de 22 mil crianças já receberam uma dose da vacina contra a covid no Estado, até o fim da tarde dessa terça. A maioria tem alguma comorbidade ou faz parte da turma dos mais velhos da faixa etária que pode se vacinar.

A pesquisa foi respondida até o momento por 388 dos 497 municípios gaúchos e realizada tendo em vista a dificuldade de se obter dados da campanha de vacinação infantil por meio do Sistema de Informações do Plano Nacional de Imunização (SI-PNI). Até que o sistema seja estabilizado, a SES fará o acompanhamento próprio.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Com aumento de casos de coronavírus, governo gaúcho emite Alertas para todas as regiões do Estado
Jovens gaúchos com até 29 anos ocupam quase 90% das vagas de emprego com carteira assinada criadas no Estado no período de um ano
https://www.osul.com.br/criancas-gauchas-com-idades-entre-6-e-11-anos-comecam-a-ser-vacinadas-com-a-coronavac-nesta-quarta/ Crianças gaúchas com idades entre 6 e 11 anos começam a ser vacinadas com a Coronavac nesta quarta 2022-01-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar