Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Cuba confirma Miguel Díaz-Canel como novo presidente da ilha

Compartilhe esta notícia:

Raúl Castro (E) ao lado do seu sucessor em uma imagem de arquivo. (Foto: Reprodução)

A Assembleia Nacional de Cuba confirmou nesta quinta-feira (19) Miguel Díaz-Canel como o sucessor de Raúl Castro no comando da ilha. Ele recebeu 603 dos 604 votos possíveis na sessão que começou às 9h locais (10h de Brasília) e já é oficialmente o novo presidente do país.

Díaz-Canel foi indicado na quarta-feira (18) para ocupar o cargo de presidente do Conselho de Estado, função que representa o chefe de Estado e de governo de Cuba. Ele será a primeira pessoa de fora da família Castro a comandar o país em quase 60 anos. Antes disso, Díaz-Canel era o primeiro vice-presidente do órgão.

Com isso, ele se tornou oficialmente o líder do governo cubano, embora, na prática, Raúl deva manter o poder, já que continuará no comando do Partido Comunista Cubano até 2021 e das Forças Armadas – postos que, de fato, ditam a política na ilha. A expectativa, portanto, é que Díaz-Canel siga sob o comando do general.

A Assembleia também definiu os outros nomes que farão parte do Conselho de Estado, entre eles o do novo primeiro vice-presidente, Salvador Valdés, e o dos outros cinco vice-presidentes: Ramiro Valdés, Roberto Tomás Morales, Gladys María Bejerano, Inés María Chapman e Beatriz Jhonson. Todos, incluindo Diáz-Canel, terão um mandato de cinco anos.

Aos 57 anos, Díaz-Canel é parte de uma geração que nasceu depois da revolução. Na nova composição da Assembleia Nacional, 87,6% também não tinham nascido quando o poder foi tomado a partir de Sierra Maestra. É engenheiro eletrônico de formação, mas, assim que se formou, aos 22 anos, ingressou nas Forças Armadas Revolucionárias. Serviu por três anos e voltou para a universidade, onde além de lecionar, ingressou na UJC (União de Jovens Comunistas) local. Pela UJC, foi para a Nicarágua, em 1987, durante a Revolução Sandinista. Nunca exerceu a engenharia.

Quando regressou, dois anos depois, já se tornaria o dirigente da União de Jovens Comunistas de Santa Clara. Do comitê jovem, seguiu sua trajetória para o Partido Comunista, que o levaria a Havana em 2009, já como ministro da Educação Superior. Ao seu perfil discreto se credita, em grande parte, a ascensão dentro do regime.

Novo mandatário

O novo mandatário é o primeiro civil na presidência desde 1976, mas isso não significa necessariamente uma mudança política no país. A trajetória de Díaz-Canel se deu dentro do PCC (Partido Comunista de Cuba), sob a tutela de Raúl Castro.

Foi líder da união de Jovens Comunistas em sua província e chegou à liderança da juventude nacional do Partido Comunista de Cuba em 1993. Depois, foi nomeado ministro do Ensino Superior por Raúl Castro em 2009 e ficou no cargo durante três anos. Em março de 2012, foi nomeado vice-presidente do Conselho de Ministros para a Ciência, Educação, Esportes e Cultura, circulando nacional e internacionalmente, muitas vezes na companhia ou em nome de Raúl Castro.

Metódico, Díaz-Canel cresceu na carreira política como um “funcionário exemplar”. “Ele é um engenheiro que pensa em termos de eficiência, questionando-se qual é o sistema que lhe trará mais resultados”, afirmou o cientista político López Levy, contemporâneo de Díaz-Canel.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Governo Temer prepara acordo de leniência com empresas na Lava-Jato
Bandidos morrem durante explosão de agência do Banrisul em Viamão
https://www.osul.com.br/cuba-confirma-miguel-diaz-canel-como-novo-presidente-da-ilha/ Cuba confirma Miguel Díaz-Canel como novo presidente da ilha 2018-04-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar