Segunda-feira, 13 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
12°
Fog

Mundo Cuba está pronta para “novo laço” com EUA, diz Raúl Castro

Compartilhe esta notícia:

Discurso de líder cubano ocorreu no fechamento da sessão da Assembleia Nacional. (Foto: Ismael Francisco/AP)

A cinco dias da data prevista para a reabertura das embaixadas de Cuba em Washington e dos EUA em Havana, o presidente cubano Raúl Castro afirmou nesta quarta-feira que seu governo está pronto para romper com “toda nossa história comum” e “fundar um novo tipo de laço entre os Estados”, em que possam “cooperar e coexistir civilizadamente”.

O discurso de Raúl ocorreu no fechamento da sessão da Assembleia Nacional. Só há duas reuniões dos parlamentares por ano, normalmente fechadas ao público e sem transmissão televisiva.

A desta quarta, porém, registrou um fato inédito: o Parlamento descreveu os acontecimentos no plenário por meio de mensagens via Twitter e Facebook.

Durante a sessão, o site governista Cubadebate publicou uma foto de um operário retirando a placa que identificava a Seção de Interesses de Cuba em Washington, para substituí-la nos próximos dias por outra que denomine o prédio como a embaixada cubana.

Desde que assumiu o poder, em 2008, em substituição a seu irmão mais velho, Fidel, Raúl tem se mostrado mais receptivo ao diálogo com os norte-americanos.

Apesar do tom amistoso com os EUA, Raúl voltou a cobrar o fim do embargo imposto à ilha. “Não é possível conceber, enquanto se mantiver o bloqueio, relações normais entre Cuba e EUA.”

O restabelecimento das relações diplomáticas interromperá 54 anos sem embaixadores nos dois países.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Justiça argentina proíbe ex-presidente Carlos Menem de sair do país
TCE analisará contas do ex-governador Tarso Genro
Deixe seu comentário
Pode te interessar