Sábado, 18 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de fevereiro de 2016
Cinco médicos cubanos do programa Mais Médicos, que atuavam em postos de saúde de Guarujá, no litoral de São Paulo, deixaram a cidade na última semana. Na quinta-feira, eles avisaram as enfermeiras responsáveis pelas unidades, por meio do WhatsApp (aplicativo de mensagens), que não estavam mais no País e agradeceram o acolhimento. A prefeitura notificou o desligamento dos profissionais ao Ministério da Saúde na última segunda-feira.
Presos
Antes de saber do envio das mensagens, porém, a Secretaria da Saúde da cidade apurou com vizinhos e amigos que os profissionais tinham partido para os Estados Unidos. O nome deles não foi revelado.
“É importante deixar claro que eles não estavam presos na cidade e têm o direito de ir e vir.
O programa prevê três anos de contrato e no carnaval eles sumiram. Nós já tínhamos procurado nos endereços que temos registrados e soubemos por vizinhos e conhecidos que eles foram para Miami (EUA). Depois, nos comunicaram dos recados deixados para as enfermeiras”, revelou o secretário da Saúde de Guarujá, Marco Antônio Chagas Conceição.
Com a saída dos profissionais, o secretário afirmou que não pretende, pelo menos inicialmente, repor as vagas com novos médicos. (AG)