Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Decisão da Suprema Corte é uma vergonha, diz Trump

Compartilhe esta notícia:

A decisão estabelece limites ao poder do presidente na política comercial

A decisão estabelece limites ao poder do presidente na política comercial. (Foto: EBC)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (20) que a decisão da Suprema Corte americana de derrubar as tarifas é “uma vergonha”. Trump também teria destacado que já tem “um plano B” para manter as taxas sobre produtos importados. As afirmações teriam sido feitas pelo presidente americano após a decisão ter sido anunciada, durante sua reunião com governadores estaduais. As informações são da agência de notícias Reuters.

Por seis votos a três, a maioria dos ministros concluiu que a lei usada pelo governo não permite ao presidente criar tarifas por conta própria. O presidente da Corte, John Roberts, foi o relator da decisão, enquanto Clarence Thomas, Samuel Alito e Brett Kavanaugh ficaram vencidos.

No voto vencedor, Roberts afirmou que Trump precisa demonstrar uma “autorização clara do Congresso” para justificar o chamado tarifaço, citando precedente da própria Suprema Corte.

O julgamento ocorreu em uma ação apresentada por empresas impactadas pelas tarifas e por 12 estados americanos, em sua maioria governados por democratas, que questionaram o uso da lei para impor impostos de importação de forma unilateral.

A decisão estabelece limites ao poder do presidente na política comercial e pode influenciar medidas aplicadas a outros países, incluindo o Brasil.

O entendimento da Corte atinge principalmente as chamadas tarifas recíprocas, que formam uma parte central da estratégia tarifária do governo, mas não incluem todas as taxas em vigor. O caso começou a ser discutido na Justiça em meados de 2025 e foi concluído com o julgamento desta semana.

A batalha judicial de Trump com os tribunais americanos já vem desde o ano passado. Em agosto de 2025, por exemplo, o republicano criticou a decisão do tribunal de apelações, que declarou que a maior parte das tarifas impostas por ele era ilegal.

Na ocasião, o tribunal determinou que as tarifas continuassem em vigor até 14 de outubro, concedendo ao governo Trump a oportunidade de recorrer à Suprema Corte. Ao levar o caso à instância superior, o tarifaço permaneceu em vigor.

O republicano afirmou que o tribunal de apelações — que classificou como “altamente partidário” — errou ao determinar a suspensão das tarifas. Ele acrescentou que, “com a ajuda da Suprema Corte dos EUA”, pretende manter a taxação.

“Se essa decisão fosse mantida, ela literalmente destruiria os Estados Unidos. (…) Todos devemos lembrar que as TARIFAS são a melhor ferramenta para ajudar nossos trabalhadores e apoiar empresas que produzem excelentes produtos FEITOS NOS EUA”, publicou ele na Truth Social. (Com informações do portal g1)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Suprema Corte dos Estados Unidos derruba tarifas de Trump
Lula diz que vai discutir com Trump minerais críticos e terras raras
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vanderlei Ochoa
20 de fevereiro de 2026 13:58

Outro que não ACEITA PERDER. Até parece a direita golpista do Brasil.

Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x