Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
28°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Flávio Pereira Decisão de Fachin pode ser balão de ensaio para próximo passo

Compartilhe esta notícia:

Jair Bolsonaro, falando a apoiadores, identifica no ministro Fachin “forte ligação com o PT”. (Foto: Reprodução)

Decididamente, não foi uma decisão técnica. Foi um ato político, alinhado com a oposição que fixou como meta, destituir o presidente Jair Bolsonaro em 2021.

A ousada decisão monocrática do ministro Edson Fachin, do STF, eleitor confesso de Dilma Rousseff, que o nomeou para a Suprema Corte, causou mais turbulência no país, implodindo todo o trabalho da Lava Jato, e terá uma consequência adicional. Sua decisão vai permitir a libertação de quase todos os réus milionários que foram condenados por Sérgio Moro nos processos em Curitiba e cujas condenações foram confirmadas por instâncias superiores, incluindo o Superior Tribunal de Justiça onde, em nenhum momento foi verificada a suposta incompetência de foro.

A decisão compromete ainda mais a imagem de uma suprema corte onde 7 dos 11 ministros foram nomeados por Lula e Dilma.

Bolsonaro lembra: “Fachin tem forte ligação com o PT”

O presidente Jair Bolsonaro tem opinião sobre a decisão de Edson Fachin:Qualquer decisão dos 11 ministros, é possível você prever o que eles pensam e o que botam no papel. O ministro Fachin tem uma forte ligação com o PT, não nos estranha uma decisão nesse sentido. É uma decisão monocrática, mas vai ter que passar pelo plenário para que tenha a devida eficácia. Todo mundo foi surpreendido com isso daí, afinal de contas, as bandalheiras que esse governo fez estão claras perante toda a sociedade”.

Afastamento de Bolsonaro por decisão monocrática?

Análises surgem de toda parte. De um lado, líderes da esquerda comemorando o retorno de Lula ao palanque eleitoral. De outro, a direita que uniu-se na crítica à decisão do ministro Edson Fachin.

Mas uma análise que ainda não foi feita: Fachin pode ter produzido um balão de ensaio para testar a reação da sociedade, e verificar se há clima para uma decisão ainda mais ousada num futuro próximo.

Convém lembrar que o ministro Marco Aurélio Mello determinou que a Câmara dos Deputados deve analisar queixa-crime apresentada pelo governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) contra o presidente Jair Bolsonaro. Dino acusa o presidente de calúnia. O balão de ensaio: “Mesmo que a Constituição não tenha essa previsão, o afastamento do presidente Jair Bolsonaro poderia ser decidido monocraticamente por algum ministro do STF?”.

Presidente da Petrobras alinhado com a oposição

Com data marcada para deixar o comando da Petrobras, Roberto Castello Branco alinha-se ao esforço da oposição para aumentar a turbulência social, politica e econômica do país.

Sua ajuda, seria lançar uma ou duas vezes por semana, até o dia 20, novos reajustes nos preços do diesel e do gás de cozinha, para implodir a meta de inflação, aumentar a impopularidade do presidente Jair Bolsonaro, e gerar a tempestade perfeita de turbulência na economia do país, já afetada pelos gastos do governo para o enfrentamento da pandemia.

PTB vai pedir impeachment de Fachin

A informação é do seu presidente, Roberto Jefferson, mesmo sabendo de antemão que o Senado não tem hoje autoridade moral para levar adiante um ato desta natureza:Nosso Departamento Jurídico do PTB está elaborando um pedido de impeachment do ministro Edson Fachin. Estamos avaliando os abusos cometidos por Fachin para podermos dar entrada no pedido de impeachment no Senado. Posteriormente daremos mais informações.”

General Villas Bôas

O Twitter do general Villas Bôas mantém-se em silêncio.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Flávio Pereira

Bolsonaro pode retornar ao PSL
Após manifesto “Médicos pela Vida”, apoio ao tratamento precoce cresce no Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/decisao-de-fachin-pode-ser-balao-de-ensaio-para-proximo-passo/ Decisão de Fachin pode ser balão de ensaio para próximo passo 2021-03-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar