Segunda-feira, 30 de junho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Decisão do ministro Alexandre de Moraes autoriza Tarcísio de Freitas a depor em favor de Bolsonaro

Compartilhe esta notícia:

Deputado dos EUA acusa Moraes de “perseguir a oposição, incluindo jornalistas e cidadãos comuns”. (Foto: Gustavo Moreno/STF)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou que ex-comandantes de Forças Armadas, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e parlamentares sejam ouvidos como testemunhas do ex-presidente Jair Bolsonaro na ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado.

A defesa do ex-presidente havia indicado 15 pessoas a serem ouvidas como testemunhas, e todas foram aceitas por Moraes, relator do caso. São elas:

– Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército;

– Carlos de A. Batista Junior, ex-comandante da Marinha;

– Julio Cesar de Arruda, ex-comandante do Exército;

– Tarcisio Gomes de Freitas, governador de São Paulo;

– Hamilton Mourão, ex-vice-presidente e atual senador (Republicanos-RS);

– Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro e senador;

– Rogério Marinho, senador (PL-RN);

– Eduardo Pazuelo, ex-ministro e deputado federal (PL-RJ);

– Gilson Machado, ex-ministro;

– Amauri Feres Saad, advogado;

– Wagner de Oliveira, militar;

– Renato de Lima França, ex-subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência da República;

– Jonathas Assunção Salvador Nery;

– Ricardo Peixto Camarinha, médico da Presidência durante o governo Bolsonaro;

– Giuseppe Dutra Janino, ex-secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Compartilhamento

Algumas das testemunhas indicadas por Bolsonaro também já haviam sido indicadas pela Procuradoria-Geral da República ou por outros réus na mesma ação.

Os ex-comandantes do Exército, Marco Antônio Freire Gomes, e da Aeronáutica, Carlos Batista Junior, foram indicados como testemunhas da acusação, assim como Eder Balbino, dono de uma empresa de tecnologia em Uberlândia que auxiliou na produção de um estudo apresentado pelo Partido Liberal (PL) ao TSE para questionar os resultados das eleições de 2022.

Balbino também foi apresentado como testemunha pelo ex-ministro e candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro em 2022, Braga Netto.

Já o senador Hamilton Mourão, por exemplo, também será ouvido como testemunha do ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, do ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e por Braga Netto. O ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, será testemunha de Augusto Heleno e Braga Netto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

A nova cartada de Pablo Marçal para tentar reverter sua inelegibilidade
Líder da oposição na Câmara dos Deputados aciona a Procuradoria-Geral da República contra o ministro da Previdência
https://www.osul.com.br/decisao-do-ministro-alexandre-de-moraes-autoriza-tarcisio-a-depor-em-favor-de-bolsonaro/ Decisão do ministro Alexandre de Moraes autoriza Tarcísio de Freitas a depor em favor de Bolsonaro 2025-05-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar