Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Declaração polêmica de Dunga recebe avalanche de críticas nas redes sociais

Compartilhe esta notícia:

Horas depois de ter dito a polêmica frase, o técnico Dunga pediu desculpas pela sua declaração. (Foto: Nelson Almeida/AFP)

A polêmica declaração de Dunga em entrevista coletiva nesta sexta-feira (26), que precedeu o treino da Seleção brasileira para o jogo de sábado (27) contra o Paraguai, em Concepción, pelas quartas de final da Copa América, quando afirmou que às vezes se via como afrodescendente, de tanto que apanhou, gerou uma avalanche de manifestações nas redes sociais. O tom dos internautas, de maneira geral, foi de indignação com a frase do treinador.

No Twitter, até o início da noite de sexta-feira, a repercussão estava mais restrita aos usuários brasileiros. A maioria mostrava irritação com o que interpretaram como uma declaração preconceituosa, e muitos chegaram a pedir a demissão do treinador da Seleção. O rapper Emicida disparou uma declaração furiosa ainda no fim da tarde, logo após o término da entrevista coletiva de Dunga.

“Pqp Dunga, cala essa m… dessa boca seu imbecil”, escreveu o músico.

Alguns internautas optaram pela ironia, lembrando a goleada de 7 a 1 sofrida contra a Alemanha. “O Dunga conseguindo mais um 7 a 1”, foi uma das frases postadas.

Outro internauta fez uma montagem do rosto de Dunga na bandeira dos Estados Confederados, símbolo do preconceito racial nos Estados Unidos do século XIX.

O site oficial da Copa América citou a declaração polêmica do treinador, mas deu mais destaque à pressão vivida pela Seleção brasileira na véspera das quartas de final, contra o Paraguai, algoz do Brasil em 2011.

Já a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ignorou a frase polêmica de Dunga. A entidade chegou a citar as reclamações do treinador sobre as críticas recebidas pela Seleção, mas omitiu o trecho em que ele afirmou se ver como afrodescendente.

A entrevista

Perguntado sobre como ele usava a pressão que sofreu na época de jogador para preparar seus jogadores para os grandes desafios, o técnico Dunga disparou: “Eu até acho que sou afrodescendente, de tanto que apanhei e gosto de apanhar. Os caras olham pra mim e falam: ‘vamos bater nesse aí’. E aí começam a me bater. Sem noção, sem nada, começam a me bater”, disse.

Na mesma resposta, Dunga alfinetou as gerações que não ganharam títulos importantes pela Seleção, apesar de serem reconhecidas como equipes de alto nível. O técnico lembrou mais uma vez que o Brasil ficou 24 anos sem conquistar uma Copa do Mundo e 40 anos sem ser campeão da Copa América. O ex-jogador Júnior, que atualmente trabalha como comentarista de futebol, estava presente na entrevista coletiva, o que ocasionou um certo constrangimento.

“Nós eramos os ruins com sorte, e os outros eram os bons com azar. Aquela Seleção [de 1989] tinha a cobrança de 40 anos sem ganhar uma Copa América e 24 anos sem Copa do Mundo. Tudo era ruim. Mas se a Seleção que era tão boa, não ganhou, então por que colocar pressão na Seleção que dizem que é ruim?”, declarou.

Dunga continuou suas comparações sempre ironizando as gerações que são enaltecidas apesar de não terem conquistado uma Copa do Mundo. “Como vou explicar para o torcedor que o ruim ganha, e o bom perde? Você pode dizer que nem sempre o bom ganha, e eu concordo. Mas em 24 anos tem que ganhar. Técnica é bom, mas não é suficiente para formar um time”, disse.

Pedido de desculpas

Poucas horas depois de causar polêmica com a frase dita durante a entrevista, o técnico Dunga manifestou-se por meio do site oficial da CBF. No texto, ele pediu desculpas pelo que disse. “Quero me desculpar com todos que possam se sentir ofendidos com a minha declaração sobre os afrodescendentes. A maneira como me expressei não reflete os meus sentimentos e opiniões.” (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Messi não marca em mata-mata pela seleção argentina há oito anos
Del Nero não vai a nenhum jogo da Copa América
https://www.osul.com.br/declaracao-polemica-de-dunga-recebe-avalanche-de-criticas-nas-redes-sociais/ Declaração polêmica de Dunga recebe avalanche de críticas nas redes sociais 2015-06-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar