Sábado, 29 de agosto de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Defesa Civil alerta para novos temporais no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Duas mil famílias estão voltando para casa em Porto Alegre e precisam de doações. (Foto: Joel Vargas/PMPA)

Segue o alerta para a previsão de chuvas intensas no Estado. Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), existe risco de alagamentos, incidência de descargas elétricas e queda de granizo principalmente nas regiões Noroeste e Nordeste do Rio Grande do Sul. Chove desde o começo da manhã desse domingo na Fronteira Oeste, Centro e Noroeste.

Influenciadas por instabilidades vindas da Argentina, cidades como Uruguaiana, Bagé, São Borja e Santa Maria também devem registrar trovoadas, rajadas fortes de vento e granizo isolado. Na medida em que a instabilidade avança para o Leste do Estado, a chuva deve se espalhar para todas as áreas. A estimativa é de que os acumulados sejam maiores mais a oeste do RS. Na Grande Porto Alegre, Serra, Sul e litoral Norte, os acumulados devem ser baixos.

A trégua da preciptação no sábado e em parte do Estado no domingo refletiu em estabilização e até queda no nível dos principais rios. O único que registrou aumento, segundo o balanço divulgado pela Defesa Civil, foi o dos Sinos, que subiu 5 centímetros. No entanto, metade ainda está acima do nível de alerta. Entre eles o Guaíba, que caiu de 2,65 metros para 2,57 metros, mas o nível de alerta é de 2,10 metros. Ainda há clientes sem luz no Estado.

Donativos

Aproveitando a trégua da chuva, a Defesa Civil segue distribuindo donativos para as famílias em estado de vulnerabilidade nos municípios afetados. De acordo com o boletim desse domingo, há pouca alteração nos números, uma vez que os atingidos esperam a água baixar para poder retornar para suas casas. Até o momento, são 132 municípios, 42.331 residências e 177.790 pessoas atingidas. O número de famílias desabrigadas é de 1.306 e desalojadas, 6.499.

Em Porto Alegre, o momento é de auxiliar no retorno das duas mil pessoas desalojadas pela chuva a suas moradias. O apelo, agora, é para a colaboração na reconstrução das casas, com doações de móveis, telhas, lonas e madeiras. Os materiais podem ser entregues na sede do Departamento Municipal de Habitação, que fica na avenida Princesa Isabel, n 1.115, das 8h às 20h, de segunda-feira a sábado (no sábado, a entrega deve ser feita pela entrada lateral, na guarita da rua Conde D’Eu).

Para o prefeito José Fortunati, o engajamento de todos, aliado às ações da prefeitura de Porto Alegre, está sendo fundamental para amenizar os prejuízos e a dor daqueles que tiveram suas vidas devastadas pelos temporais e ajudar no retorno à normalidade de suas vidas. “É esse movimento da sociedade que nos motiva a trabalhar cada vez mais por uma sociedade mais justa, humana e solidária”, diz ele.

As doações de alimentos, garrafas de água, produtos de higiene (xampu, desodorante, escova de dente, absorventes e fraldas geriátricas), produtos de limpeza (sabão em pó, esponjas e panos), lonas e velas devem ser entregues no ginásio Tesourinha, na avenida Érico Veríssimo, sem/n ), das 8h às 22h. Outro local de entrega de doações na capital gaúcha é no Gabinete de Defesa Civil, na rua Dr. Campos Velho, 426, das 8h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira.

Alimentos

As chuvas causaram prejuízos à agricultura e os reflexos já podem ser sentidos no preço dos hortifrutigranjeiros. Na Ceasa (Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul), a alface está sendo vendida 36% mais cara nos últimos dias e deve seguir em alta em novembro. As lavouras de tabaco também sofreram com as ocorrências de granizo. “Nos preocupa o atraso no plantio da soja e principalmente do arroz, por isso pedimos a flexibilização no zoneamento agroclimático dessa cultura até 15 de novembro”, disse o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, ao entregar demandas do setor à presidenta Dilma Rousseff.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Veteranos da II Guerra voltam aos céus em seus antigos aviões nos EUA
Como uma missão humanitária salvou milhares de dinamarqueses da morte em campos de concentração
Pode te interessar