Terça-feira, 11 de Agosto de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
21°
Fair

Geral Defesa Civil alerta para risco de ventos fortes no Estado devido a um ciclone

Compartilhe esta notícia:

Novo software vai ajudar Defesa Civil a ser mais ágil na prevenção e alerta de desastres climáticos (Foto: O Sul)

A Defesa Civil alertou na tarde desta segunda-feira (12) para a possibilidade de chuva intensa entre hoje e amanhã (13) e forte ventania entre terça e quarta-feira (14). As informações partiram da Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).

A chuva deve se concentrar na Região Sul do Estado. Os ventos constantes, que podem chegar a 55 quilômetros por hora, são esperados em grande parte do Litoral Sul e Norte, próximo da Lagoa dos Patos, no extremo sul, na parte leste da Campanha e Região Metropolitana de Porto Alegre. As rajadas de vento podem chegar a 100 quilômetros por hora.

A situação se deve a um ciclone extratropical que vai se formar no Uruguai no início desta terça-feira e segue em direção ao oceano, sem ingressar diretamente no Rio Grande do Sul.

A região de ventos, no entanto, será ampla e, por isso, são esperadas as alterações climáticas significativas no Rio Grande do Sul.

Com potencial para derrubar árvores, placas e prejudicar fiações elétricas, como já ocorreu em pontos isolados do Estado no início deste ano, o ciclone em formação está sendo monitorado e avisos já são emitidos aos municípios e órgãos de segurança para que se preparem. Novas informações podem ser divulgadas a qualquer momento.

Print Friendly, PDF & Email
tags: CHGciclone

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Ministra Cármen Lúcia assume presidência do Supremo para mandato de dois anos
Polícia Civil apreende 10 pés de maconha plantados em vasos em Parobé
Deixe seu comentário
Pode te interessar