Segunda-feira, 28 de setembro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Defesa Civil de Porto Alegre amplia qualificação dos Núcleos Comunitários sobre riscos e planos de contingência

Compartilhe esta notícia:

A proposta foi oferecer ferramentas para que os representantes comunitários possam aprofundar o conhecimento sobre os riscos existentes em suas regiões

Foto: Agência Brasil
(Foto: Agência Brasil)

A Defesa Civil de Porto Alegre aproveitou o mês em que completa 38 anos de atuação para intensificar uma das frentes que fazem parte de seu trabalho permanente: a preparação das comunidades para situações de emergência e desastre.

Nos dias 19 e 26 de setembro, representantes dos Nupdecs (Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil) participaram de oficinas voltadas ao reconhecimento dos riscos dos territórios e à construção de planos de contingência comunitários.

As atividades integram o trabalho que a Defesa Civil desenvolve semanalmente com os Nupdecs. Nesta etapa, o programa teve como diferencial o foco nas lideranças dos núcleos.

A proposta foi oferecer ferramentas para que os representantes comunitários possam aprofundar o conhecimento sobre os riscos existentes em suas regiões e contribuir para a organização das comunidades diante de diferentes cenários de emergência.

A programação contou com a parceria da Hopeful, escola de educação em desastres, responsável pela condução das oficinas. No primeiro encontro, realizado na Tecnopuc, os participantes trabalharam conceitos de risco e mapeamento.

A partir de mapas e imagens de satélite, as lideranças identificaram os principais riscos presentes em seus territórios e levantaram informações importantes para a preparação local, como rotas de saída, pontos seguros, recursos disponíveis e pessoas que podem precisar de apoio em uma situação de emergência.

No segundo encontro, realizado no dia 26, na Região das Ilhas, o trabalho avançou para a construção dos planos de contingência comunitários. A partir da realidade de cada território, foram discutidas ações para diferentes situações de risco, formas de comunicação, recursos que podem ser mobilizados pela própria comunidade e locais de referência para eventual deslocamento dos moradores.

Para o secretário-executivo da Defesa Civil de Porto Alegre, coronel Evaldo Rodrigues, o trabalho conjunto valoriza o conhecimento dos moradores e contribui para transformar as particularidades de cada território em estratégias de preparação.

“A comunidade é quem conhece de perto o seu território. Quando esse conhecimento se soma ao trabalho técnico da Defesa Civil, conseguimos identificar riscos, recursos e capacidades locais e construir estratégias de prevenção e resposta mais conectada com a realidade de cada lugar. É esse processo que queremos fortalecer com os Nupdecs, transformando o conhecimento da comunidade em instrumentos que possam orientar a atuação antes, durante e depois de uma situação de emergência.”

As oficinas fazem parte da agenda permanente de fortalecimento dos Nupdecs, desenvolvida pela Defesa Civil como espaço de participação comunitária na prevenção e preparação para riscos e desastres.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Grêmio Feminino goleia por 13 a 0 o União Forquetense na estreia em casa pelo Gauchão
Flávio Bolsonaro chama de “maior fake news da campanha” caso sobre Nossa Senhora Aparecida
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x