Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Defesa Civil confirma tornado no interior do Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Este foi o segundo registro de tornado em menos de uma semana no Rio Grande do Sul.

Foto: Meteorologia Brasil
Este foi o segundo registro de tornado em menos de uma semana no Rio Grande do Sul. (Foto: Meteorologia Brasil)

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou a passagem de um tornado próximo à localidade de Arroio Abranjo, em Encruzilhada do Sul, na região do Vale do Rio Pardo. O fenômeno ocorreu por volta de 18h35 deste domingo (15). Conforme o órgão, houve alguns danos na cidade e também no interior de Canguçu, na Zona Sul do Estado, distante 120 quilômetros do local onde ocorreu o tornado.

No entanto, conforme o órgão, são necessárias mais informações para confirmar se têm relação com o fenômeno. Os danos foram menores ocorrendo em área predominantemente rural, e foi visível também a partir de Amaral Ferrador.

Os tornados são fenômenos atmosféricos menores, mas muito intensos. Eles surgem geralmente de tempestades severas em áreas com grandes variações de vento. O fenômeno em Encruzilhada do Sul durou cerca de 10 minutos. Este foi o segundo registro de tornado em menos de uma semana no Rio Grande do Sul. Na quinta-feira passada, o fenômeno também foi confirmado em Pelotas.

No Brasil, os tornados parecem raros, mas não são. A engenheira ambiental e pesquisadora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e do Instituto Serrapilheira, Celina Rodrigues, explica que a Região Sul do País é um dos locais com maior incidência da América do Sul, ao lado da Argentina e do Paraguai.

“Esse fenômeno é relativamente frequente, mas suas consequências ficam mais evidentes quando atingem áreas povoadas. É mais comum no período de transição entre a primavera e o verão”, disse Celina.

Confira a nota na íntegra da Defesa Civil:

“O Centro de Monitoramento da Defesa Civil do RS (CMDEC) informa que na tarde de domingo (15/02/2026), em torno de 18h35, uma tempestade intensa no interior de Encruzilhada do Sul e Canguçu gerou um tornado próximo da localidade de Arroio Abranjo, em Encruzilhada do Sul. O tornado foi filmado por alguns moradores da região. Houve alguns danos no interior de Encruzilhada e interior de Canguçu, mas são necessárias mais informações para confirmar se esses danos foram causados pelo tornado ou pela tempestade associada. A Defesa Civil envio um Alerta Laranja para a região às 18h30, referente à ocorrência de rajadas de vento intensas e granizo.”

(Com informações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul e do portal de notícias Agência Brasil)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Janja diz que desistiu de desfilar na Sapucaí para evitar “perseguição” a Lula e a escola de samba
Tribunal Superior do Trabalho cria cotas para mulheres trans em vagas de empresas prestadoras de serviços
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vanderlei Ochoa
16 de fevereiro de 2026 22:18

Aviso. O gananciosos AGRO está destruindo o que restou das florestas. Já destruiram 30% do Bioma pampa, Mata atlântica quase toda destruída. Todo povo vai pagar a conta dessa destruição da natureza. No entanto o dinheiro das exportações ficam na mão de meia dúzia de latifundiários. Destroem as matas, envenenam o solo, a água e o ar. Tudo exportado. Recebem subsídios do governo com nossos suados impostos. Contratam políticos para trabalharem para eles no congresso, deputados estaduais, vereadores e prefeitos trabalhando apenas para o AGRO e.deixando o povo chutando no…dedo.

Vanderlei Ochoa
16 de fevereiro de 2026 19:34

O clima mudando rápido. Tudo desmatado.

Adalberto Meneguzzi
16 de fevereiro de 2026 20:51
Responder para  Vanderlei Ochoa

Inclusive teu cérebro!

Pode te interessar
3
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x