Quarta-feira, 29 de julho de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Defesa de Bolsonaro diz que o ex-presidente não autorizou vídeo de inteligência artificial usado na convenção que oficializou o nome de Flávio

Compartilhe esta notícia:

Vídeo gerado por IA foi exibido na convenção do PL, em São Paulo, no sábado (25). (Foto: Reprodução)

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) protocolou nessa quarta-feira (29) uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) para informar que ele não autorizou o uso de sua imagem nem de sua voz na produção de um vídeo criado com inteligência artificial e exibido durante a convenção nacional do Partido Liberal (PL). O material foi apresentado no evento que oficializou a candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-SP) à Presidência da República.

O documento foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes em resposta a um pedido de esclarecimentos formulado pelo relator responsável pela execução penal do ex-presidente. Na manifestação, os advogados buscam esclarecer as circunstâncias relacionadas à utilização da imagem de Bolsonaro no vídeo exibido durante a convenção partidária.

Segundo a defesa, o ex-presidente “não autorizou a utilização de sua imagem e voz para a produção do vídeo elaborado mediante inteligência artificial referido na decisão”. Os advogados sustentam que não houve qualquer consentimento prévio para a criação do material, afastando a hipótese de participação direta de Bolsonaro na iniciativa.

A petição também argumenta que o ex-presidente sequer teria condições de conceder essa autorização em razão das medidas restritivas às quais está submetido. Conforme a defesa, Bolsonaro está com o direito de receber visitas suspenso por 30 dias, enquanto o senador Flávio Bolsonaro está impedido de visitá-lo pelo período de 90 dias. Para os advogados, essas restrições evidenciam que não houve contato entre pai e filho para tratar da elaboração ou da autorização do vídeo.

Além desse ponto, a manifestação destaca que o uso da imagem pública de Jair Bolsonaro por seus filhos ocorre há vários anos e faz parte da atuação político-partidária da família. Os defensores afirmam que essa prática já era adotada antes mesmo da imposição das medidas cautelares atualmente em vigor.

“Ao menos desde o período em que o Peticionário exercia a Presidência da República, seus filhos sempre utilizaram sua imagem pública no âmbito da atividade político-partidária, reproduzindo fotografias, gravações, pronunciamentos, discursos, entrevistas e demais manifestações públicas, prática notória, contínua e jamais objeto de qualquer oposição por parte do titular desse direito”, diz o documento.

Os advogados acrescentam que essa utilização decorre da relação de confiança existente entre Bolsonaro e seus filhos, além do caráter público da imagem do ex-presidente, frequentemente empregada em atos, eventos e materiais relacionados à atividade política do grupo familiar.

Ao final da petição, a defesa solicita que os esclarecimentos apresentados sejam considerados pelo Supremo Tribunal Federal para o regular prosseguimento da execução penal. O documento é assinado pelos advogados Celso Sanchez Vilardi, Paulo Amador da Cunha Bueno, Daniel Bettamio Tesser, Saulo Lopes Segall e Gabriel Domingues, além do senador Flávio Bolsonaro, que também integra a defesa do pai na condição de advogado. (Com informações do portal de notícias g1)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

14 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Léo P
29 de julho de 2026 19:26

Eloa e Vanderlei provavelmente sao a mesma pessoa, se liguem!

Eloa Gute
29 de julho de 2026 17:57

Desde quando um preso pode usar foto dele, apoiando outra pessoa q no caso um candidato a presidência da República?? Mesmo que seja IA isso é chamar as pessoas de idiotas, falta de respeito e ilegal totalmente!!!

vanderlei stefani
29 de julho de 2026 17:51

Flávio Bolsonaro e o Partido Liberal (PL) correm risco real de inelegibilidade e cassação de registro caso seja confirmado que o vídeo em inteligência artificial (IA) foi produzido sem a autorização de Jair Bolsonaro.

César
29 de julho de 2026 19:19
Responder para  vanderlei stefani

Quem JULGA é o TSE.

Presidente: Nunes Marques

Vice-Presidente: André Mendonça.

Pronto! ARQUIVE-SE

Eloa Gute
29 de julho de 2026 17:50

Só idiota, para acreditar que Jair, ia confiar que tinha autoridade a publicação! E claro q esse mentiroso vai negar sempre, quem vai construir provas contra si mesmo???

César
29 de julho de 2026 19:21
Responder para  Eloa Gute

Sério! É complicado ENTENDER as tuas postagens. “que tinha autoridade a publicação”.

As vezes é DIFÍCIL criticar. Não dá pra compreender se TU é Lula ou Bolsonaro.

Valmir
29 de julho de 2026 17:37

Eeese bandido canalha, mentiroso sabia sim do video, tudo passa pelas maõs desse marginal idiota quinta série.

César
29 de julho de 2026 19:17
Responder para  Valmir

Verdade! Concordo!

“Eeese bandido canalha, mentiroso” do Alexandre de Moraes, sabia sim do vídeo. Pura Quinta série.

MIRO
29 de julho de 2026 17:27

A gente não entendiamos muito bem o que ele estava insinuando…..Agora faz sentido.

José Dirceu: ‘É questão de tempo para a gente tomar o …
O GLOBO
https://oglobo.globo.com › Política
28 de set. de 2018 — E dentro do país é uma questão de tempo pra gente tomar o poder. Aí nós vamos tomar o poder, que é diferente de ganhar uma eleição – afirmou….

QUADRILHA DE BANDIDOS , SEQUESTROU O BRASIL.

vanderlei stefani
29 de julho de 2026 16:55

Xandão deixa Jair e Flávio rachadinha Bolsonaro sem saída: ou pai volta para cadeia ou filho Flávio rachadinha fica inelegível

vanderlei stefani
29 de julho de 2026 16:54

Isso “o sul” não mostra:
Bolsonaro é o político que mais mentiu em campanha eleitoral, diz estudo da Agência Lupa

César
29 de julho de 2026 19:15
Responder para  vanderlei stefani

Agência Lupa que já fez parcerias com a Tede Bandeirantes, Rede Globo e GloboNews?

Hum! Muito ISENTA!

César
29 de julho de 2026 16:34

Vamos lá EXTREMA ESQUERDA!

Começando a AULA PRIMÁRIA: O PL fez sua Convenção, onde foi formalizada a Candidatura a Presidente da República de Flávio Bolsonaro.
Nesta Convenção foi apresentado um vídeo, onde no início foi informado assim: VIDEO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ( Entenderam? INTELIGÊNCIA, algo que Petista não tem).
Qualquer problema manda pro TSE, onde o Presidente agora é o Nunes Marques.

Fim.

vanderlei stefani
29 de julho de 2026 16:51
Responder para  César

Simplório

Ministro do Trabalho diz que a queda na geração de empregos é culpa de juros e o tarifaço
Bombas anfíbias garantem sequência das obras de proteção entre os bairros Anchieta e Sarandi, em Porto Alegre
Pode te interessar
14
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x