Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Defesa de Lula recorre ao Supremo para anular condenação no caso do sítio

Compartilhe esta notícia:

Defesa de Lula alega no STF que o processo não seguiu a tramitação correta.

Foto: Gervásio Baptista/SCO/STF
Defesa de Lula alega no STF que o processo não seguiu a tramitação correta. (Foto: Gervásio Baptista/SCO/STF)

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorreu ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta segunda-feira (2) para anular a decisão que aumentou para 17 anos de prisão a pena no processo do sítio em Atibaia (SP). Na semana passada, o TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), sediado em Porto Alegre, confirmou sentença proferida pela juíza Gabriela Hardt, na qual Lula foi condenado na primeira instância pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

No recurso apresentado ao relator do caso, ministro Edson Fachin, a defesa de Lula alega que o processo não seguiu a tramitação correta. Para os advogados, a decisão do TRF4 deve ser anulada por não ter respeitado a ordem cronológica, obrigatória por lei, para ser julgada.

Entenda

No caso do sítio de Atibaia, Lula foi condenado em 6 de fevereiro pela juíza substituta Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal de Curitiba, a 12 anos e 11 meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Foi a segunda condenação do ex-presidente no âmbito da Lava-Jato. A primeira se deu no caso do triplex no Guarujá (SP).

De acordo com a sentença da primeira instância, Lula recebeu vantagens indevidas das empreiteiras Odebrecht e OAS por meio da reforma do sítio em Atibaia, que costumava frequentar com a família.

A obra teria custado mais de R$ 1 milhão, e o dinheiro teria sido descontado de propinas devidas pelas empresas em troca de favorecimento ilícito em contratos com Petrobras, segundo a denúncia do MPF (Ministério Público Federal), que foi acolhida pela juíza.

Entre as melhorias realizadas no sítio, estão a construção de uma casa nos fundos do sítio, uma sauna, a reforma de um campo de futebol e de uma piscina, a instalação de uma cozinha projetada e a reforma de um lago.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Governo vai defender interesse brasileiro em possível taxação do aço
Governador de São Paulo diz que programa de segurança pública não mudará mesmo após mortes em baile funk
https://www.osul.com.br/defesa-de-lula-recorre-ao-supremo-para-anular-condenacao-no-caso-do-sitio/ Defesa de Lula recorre ao Supremo para anular condenação no caso do sítio 2019-12-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar