Quarta-feira, 12 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Defesa do empreiteiro Marcelo Odebrecht pratica “leviandades” para retardar julgamento, diz procurador

Compartilhe esta notícia:

Odebrecht foi preso por envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras (Foto: Banco de Dados)

Um dos coordenadores da força-tarefa da Operação Lava-Jato em Curitiba (PR), o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima disse que a defesa de Marcelo Odebrecht pratica “leviandades” e produz “ficção” para retardar o julgamento do empreiteiro.

A nova informação entre a acusação e a defesa surgiu depois que o criminalista Nabor Bulhões, que conduz a defesa de Odebrecht, protocolou nesta semana na Justiça Federal em Curitiba uma petição em que acusou a Procuradoria de manipular um depoimento do delator Paulo Roberto Costa para prejudicar o executivo.

O advogado afirmou que a transcrição do depoimento do ex-diretor da Petrobras, gravado em vídeo em 3 de setembro de 2014, omitiu de propósito um trecho em que Costa disse conhecer Odebrecht, mas nunca ter tratado do recebimento de propinas com ele. O depoimento em questão era sobre quem eram os dirigentes de empreiteiras com quem o então diretor da estatal tratava da distribuição de obras da empresa em troca de suborno.

Na ocasião, após Costa ter citado Rogério Araújo e Márcio Faria como seus interlocutores na Odebrecht, um procurador perguntou sobre o presidente do grupo. Segundo o procurador, o termo de declarações do delator é fidedigno, porque sua função é resumir os principais pontos do que foi dito.

Na visão do Ministério Público, a frase de Costa que não entrou na transcrição é irrelevante porque Odebrecht jamais foi acusado de ser a pessoa que tratava diretamente da propina na Petrobras, mas o dono da última palavra em uma cadeia a quem os demais executivos se reportavam. Lima afirmou ainda que, na época, o próprio Costa considerou que a menção a  Odebrecht era desnecessária na transcrição. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Comissão do Senado vai analisar nova tabela de Imposto de Renda
Aliados de Lula atacaram o poder Judiciário em ato de apoio ao ex-presidente
https://www.osul.com.br/defesa-do-empreiteiro-marcelo-odebrecht-pratica-leviandades-para-retardar-julgamento-diz-procurador/ Defesa do empreiteiro Marcelo Odebrecht pratica “leviandades” para retardar julgamento, diz procurador 2016-01-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar