Segunda-feira, 08 de junho de 2026
Por Flavio Pereira | 17 de julho de 2021
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
A viagem do prefeito Sebastião Melo a Brasília permitiu que, pela primeira vez, um liberal assumisse o comando da prefeitura de Porto Alegre. Para registrar o fato, a executiva do DEM, tendo à frente o presidente do partido na capital gaúcha, Reginaldo Pujol, fez uma visita de cortesia ao prefeito em exercício, Ricardo Gomes. Ontem, Gomes, em sintonia com o prefeito Sebastião Melo, assinou decreto definindo que, a partir de sexta-feira, a capital gaúcha passou a adotar protocolos variáveis mais flexíveis em alguns grupos de atividades econômicas, como restaurantes, hotéis, clubes e eventos sociais e mudanças no transporte coletivo, a partir de um cenário epidemiológico mais favorável, com indicação de estabilidade de ocupação de leitos hospitalares e avanço na vacinação contra a covid-19.
Um balanço positivo em Brasília
Em Brasília, o prefeito Sebastião Melo e a comitiva composta pelos secretário Cesar Schirmer (Planejamento) e Rodrigo Lorenzoni (Desenvolvimento Econômico e Turismo) colheram um balanço positivo: “começamos com uma reunião no gabinete do ministro Onyx Lorenzoni, com o procurador-geral da União, Vinicius Rocha, e o vice-presidente de Negócios de Varejo da Caixa, Celso Barbosa. Reforcei a necessidade de solução definitiva para famílias da Ilha do Pavão. Importante também afinarmos diálogo com a Caixa, com quem temos 11 contratos de financiamentos para investimentos em infraestrutura e habitação”.
O vice-presidente da Caixa virá a Porto Alegre para dar mais celeridade aos projetos, entre eles a retomada da reforma do edifício do Cine Imperial.
Melo e comitiva também tiveram reuniões com executivos da Agência Francesa de Desenvolvimento, Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento, na busca de cofinanciamento entre as duas instituições financeiras para revitalização do Centro “estendido”, compreendendo parte da Orla do Guaíba e do 4° Distrito.
Capital chinês já controla setor de energia elétrica no RS
A mais importante empresa de transmissão de energia elétrica, a CEEE-T (Companhia Estadual de Transmissão de Energia Elétrica) foi adquirida ontem em leilão, por R$ 2,7 bilhões pelo grupo estatal chinês State Grid através da CPFL Comercialização de Energia Cone Sul, com ágio de 57,1%. O grupo adquiriu 66% do capital que estava sob controle do governo gaúcho. O grupo já controla as distribuidoras RGE e AES.
Jair Bolsonaro volta a Brasília
O presidente Jair Bolsonaro terá alta neste domingo no Hospital Vila Nova Star em São Paulo, e segunda-feira volta a despachar normalmente em Brasília, conforme previsão do médico responsável, Antônio Luiz Macedo.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Marcos Alves o Lula foi indiciado, denunciado, julgado, condenado e depois solto. É o que se espera de algo chamado justiça, apesar do marreco de Maringá estar em conluio com os sem noção do ministério público federal. O teu herói, Bozo, tá há 30 anos roubando dinheiro público através de rachadinhas e entregando a preco de banana o que ainda existe de ativos nacionais. Os reflexos disso estão aí: gasolina a R$ 6,00 alta dos alimentos, volta da inflação, desemprego estrutural, disparada do dólar, militares desviando dinheiro público descaradamente. Tudo isso em nome do combate a corrupção que vcs enxergam… Leia mais »
Que país vc vive amigo Carlos Soria, não lê e não assiste noticiários? A roubalheira no Brasil tá liberada, e inclusive foi incentivada pela quadrilha do STF ao anular os processos do Lula. Desta feita, a festa tá liberada, não há motivos para críticas, inclusive o crime de corrupção talvez seja extinto do Código Penal. Vc pode votar no PT agora, e sem medo de sofrer críticas, só q tb não pode criticar ninguém, pois aí fica feio, parece fetiche em querer ter exclusividade de votar em ladrão.
ele n vai falar pq a coluna deixou de ser jornalismo faz Tempo. Jornalismo é reflexão e ponderação, seja a favor, seja contra. contudo, sempre se tem uma mesma conclusão ( Bolsonaro é bom e o resto nao presta ) diante de fatos diversos é pq n é mais jornalismo.
E a corrupção no governo do Bozo? Não vais falar? Tão zelosos com o combate a corrupção agora, se calam. Porque será? E a quadrilha que se instalou no ministério da saúde? Inclusive com militares envolvidos. Outra tara dessa gente. É muita cara de pau!!!
Esses q vc cita, além dos filhos do Presidente, votaram SIM na cara dura. Se tivessem rejeitado a proposta, teriam q votar outra proposta de LDO, talvez sem o artigo de aumento do Fundão, mas isso implicaria nas belezas perderem duas semanas de férias, pq não poderia ocorrer o recesso parlamentar sem a aprovação do projeto de Leis Orçamentárias.
APENAS UMA PERGUNTA AO COLUNISTA O SENADOR LUIZ CARLOS HEINZE, E OS DEPUTADOS BIBO NUNES E OSMAR TERRA, REVERENCIADOS QUASE QUE DIARIAMENTE NESSA COLUNA, VOTARAM CONTRA OU A FAVOR DO AUMENTO DO FUNDO ELEITORAL
Parece que voce precisa de oculos.A mascara é de acetato transparente. Cego imbecil, olha direito.
E o Pujol sem máscara… esperar o que dele?!?
M7UUUUUUU!!
Esperemos que a gestão dos “chineses” na energia elétrica não se transforme num pandemônio!!!
E os chineses aos poucos de norte a sul deste Brasil varonil vão comprando de tudo.A caminhada para no futuro comermos também morcegos