Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Denver é a primeira cidade americana a permitir cogumelos alucinógenos

Compartilhe esta notícia:

A iniciativa foi aprovada por 50,56% dos eleitores. (Foto: Reprodução)

Um referendo realizado na quarta-feira transformou a cidade de Denver na primeira dos Estados Unidos a descriminar os cogumelos alucinógenos, quase quinze anos depois de ter sido pioneira com a legalização da maconha.

Os moradores da capital do estado do Colorado aprovaram – por estreita margem – a iniciativa 301, que permite a posse e o uso pessoal de cogumelos de psilocibina entre maiores de 21 anos.

Na prática, a iniciativa não legaliza a compra, venda ou posse da droga, mas determina aos policiais que não coloquem os usuários de psilocibina entre suas prioridades.

A iniciativa foi aprovada por 50,56% dos eleitores.

O referendo deverá ser confirmado no próximo dia 16 de maio, com a apuração dos votos dos militares e do estrangeiro.

Segundo diversos estudos, a psilocibina, princípio ativo dos “cogumelos mágicos”, não é considerada viciante e pode ajudar a combater a depressão e a dependência em opioides, analgésicos que causam milhares de mortes por overdose anualmente nos Estados Unidos.

“Os seres humanos utilizam estes cogumelos há milhares de anos como tratamento, ritual de passagem, meio de elevação espiritual”, escreveu em sua página na Internet o grupo Descriminalize Denver, que anunciou em janeiro a coleta de assinaturas em número suficiente para que a inciativa fosse submetida a referendo.

Denver se tornou em 2005 a primeira grande cidade americana a legalizar, por referendo, a posse de pequenas quantidades de maconha.

O uso recreativo da erva é legal desde 2014 em todo o estado do Colorado, um dos pioneiros neste tema ao lado de Washington e Oregon, na costa do Pacífico.

Atualmente, a estes se somam outros sete, inclusive a Califórnia. Com fins medicinais, seu uso é legal em mais de 30 estados (de um total de 50).

Governador de Illinois quer legalizar uso recreativo da maconha 

O governador de Illinois, o democrata Jay Pritzker, anunciou neste sábado um projeto de lei para legalizar dentro do estado o consumo recreativo de maconha entre adultos a partir do dia 1º de janeiro de 2020.

“Estamos dando um grande passo para legalizar o uso adulto da maconha”, anunciou Pritzker em entrevista coletiva.

Caso o projeto seja aprovado pelo Congresso estadual, de maioria democrata, os adultos maiores de 21 anos poderão adquirir maconha para uso recreativo em estabelecimentos com licença que funcionarão em todo o estado.

Pritzker informou em comunicado que a lei permitirá a posse de até 30 gramas para os residentes de 21 anos ou mais e serão eliminados os antecedentes penais daqueles que foram condenados por crimes relacionados com a maconha.

O governador cumpre desta maneira uma das promessas de campanha, aproveitando a maioria democrata na Assembleia Legislativa e que permitirá desenvolver uma lei que conta com a oposição dos republicanos.

O anúncio foi realizado nas instalações da organização Black United Fund, para ressaltar que a lei terá um efeito nas comunidades minoritárias afetadas pela luta agências policiais contra as drogas.

De acordo com a proposta, os adultos poderão cultivar até cinco plantas por residência, em um quarto fechado fora da vista de outras pessoas e com a permissão do proprietário.

Os municípios poderão proibir lojas de varejo de maconha durante o primeiro ano de vigência da lei, mas depois qualquer proibição terá que ser consultada através de um referendo.

Da arrecadação gerada, 35% será destinado ao Fundo Geral do estado, 25% ao reinvestimento na comunidade e 20% ao tratamento da saúde mental e do abuso de substâncias.

Além disso, serão destinados recursos para as contas não pagas do estado, subsídios de capacitação para a aplicação da lei, e 2% para a educação pública sobre drogas. O governador nomeará um Oficial de Supervisão de Regulamentação de maconha que recomendará mudanças na lei e nas normas, e coordenará a regulação entre diferentes departamentos estaduais.

Será proibida a publicidade sobre consumo de maconha perto de escolas, transportes públicos e propriedades públicas, além de qualquer publicidade destinada aos menores de idade, segundo a norma anunciada.

Também será ilegal revender maconha e tirá-la do estado, já que o consumo recreativo continua não tendo autorização em nível federal.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Menina chinesa é atacada por um polvo enquanto tentava comê-lo em vídeo ao vivo na internet
Coreia do Norte dispara mísseis durante visita de autoridade dos Estados Unidos à Coreia do Sul
https://www.osul.com.br/denver-e-a-primeira-cidade-americana-a-permitir-cogumelos-alucinogenos/ Denver é a primeira cidade americana a permitir cogumelos alucinógenos 2019-05-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar