Domingo, 11 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Depois de se “oferecer” como papa, Donald Trump celebra escolha de Robert Francis Prevost

Compartilhe esta notícia:

Trump postou imagem vestido como papa; a “foto” foi repostada pela Casa Branca. (Foto: Reprodução)

Depois de publicar uma imagem sua vestido como pontífice, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou nessa quinta-feira (8) o novo papa Leão XIV, o primeiro norte-americano a liderar a Igreja Católica. Trump fez um post em sua rede social. “Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país”, escreveu o presidente.

“Não vejo a hora de conhecer o papa Leão XIV. Será um momento significativo”, acrescentou Trump.

Em sua última publicação nas redes sociais antes de se tornar o papa Leão XIV, o então cardeal Robert Prevost postou uma crítica ao governo de Donald Trump e travou um embate com o vice-presidente norte-americano, JD Vance.

Em sua conta na rede social X, Prevost, agora papa Leão XIV, repostou uma mensagem que critica a decisão de Trump de enviar deportados a prisões de El Salvador:

A postagem repostada afirma que “Trump e (o presidente salvadorenho, Nayib) Bukele, usam o (Salão) Oval para fazer a deportação ilícita de um residente americano pelo governo federal (…)”, em referência à polêmica deportação do salvadorenho Kilmar García, que foi deportado por engano durante a gestão Trump.

Em outro momento, o novo papa Leão XIV contestou uma fala do vice-presidente dos EUA, JD Vance, de que “a extrema esquerda inverteu” valores do cristianismo.

Em entrevista à rede de TV Fox News, Vance havia dito que “existe um conceito cristão de que você ama sua família, depois ama seu próximo, depois ama sua comunidade, depois ama seus concidadãos e, depois disso, prioriza o resto do mundo. Boa parte da extrema esquerda inverteu completamente isso”.

“JD Vance está errado: Jesus não nos pede para classificar nosso amor pelos outros”, postou o então cardeal Prevost, em resposta.

Trump apoiou outro cardeal

Quando esteve em Roma para o funeral do papa Francisco, Donald Trump sugeriu o nome de outro cardeal norte-americano para ser um novo papa: Timothy Dolan, de 75 anos.

“Temos um cardeal que por acaso é de um lugar chamado Nova York e é muito bom. Então veremos o que acontece”, disse o presidente, em referência a Dolan, antes do conclave.

Expoente da ala tradicionalista da Igreja americana, o cardeal de Nova York é visto como próximo ao presidente americano: celebrou as orações das duas posses do presidente americano, em janeiro de 2017 e 2025, a última descrita por ele como “um grande dia para os Estados Unidos”.

Dias antes do conclave que escolheu o novo papa, Donald Trump havia publicado na última sexta-feira (2) uma imagem em que aparece vestido como o pontífice. Segundo a ferramenta Hive Portal, a probabilidade de a foto ser um material gerado por inteligência artificial é de 99,9%.

No início daquela semana, o republicano já havia dito a jornalistas que queria ocupar o cargo mais importante da Igreja Católica. “Eu gostaria de ser papa. Seria a minha primeira escolha”, afirmou, quando questionado sobre suas preferências para o sucessor de Francisco, que morreu aos 88 anos, em 21 de abril.

A foto colorida, divulgada por Trump na rede Truth Social e repostada pelo perfil oficial da Casa Branca no Instagram, mostra-o sentado em uma poltrona, vestido com uma batina papal branca, coroado com a mitra e usando a imponente cruz de ouro.

A imagem não é acompanhada por nenhuma legenda. Nos comentários, seguidores reprovaram o post. “Inapropriado, insensível e desrespeitoso”, afirmou um usuário do Instagram.

“Esta imagem não é engraçada. Não é sátira. E não é inofensiva. Donald Trump vestido como papa é uma construção visual intencional, feita para projetar divindade, autoridade moral e poder absoluto”, escreveu outra seguidora.

O caso gerou críticas do próprio cardeal de Nova York.

“Ele causou uma má impressão. Isso não foi bom”, disse Dolan sobre a imagem de Trump como pontífice, aparentemente produzida por inteligência artificial.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Robert Francis Prevost é o novo papa e escolhe o nome Leão XIV
Bill Gates acusa Elon Musk de “matar crianças pobres”
https://www.osul.com.br/depois-de-se-oferecer-como-papa-donald-trump-celebra-escolha-de-robert-francis-prevost/ Depois de se “oferecer” como papa, Donald Trump celebra escolha de Robert Francis Prevost 2025-05-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar