Quinta-feira, 27 de novembro de 2025
Por Flavio Pereira | 27 de novembro de 2025
Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul concedeu o título de Deputado Emérito ao ex-deputado Adilson Troca
Foto: Fernando Gomes/ALRSEsta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Em sessão solene na tarde de quarta-feira (26), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul concedeu o título de Deputado Emérito ao ex-deputado Adilson Troca, do PSDB, em reconhecimento a sua trajetória política, pioneirismo, dedicação e comprometimento com os serviços públicos. A homenagem foi aprovada pela Mesa Diretora da Assembleia, por solicitação do deputado Professor Bonatto (PSDB).
Presidida pela deputada Delegada Nadine (PSDB), acompanharam o ato solene a ex-governadora Yeda Crusius, a secretária Extraordinária de Relações Institucionais, Paula Mascarenhas, o desembargador Franchesco Conti, do Tribunal de Justiça, a Subdefensora Pública, Silvia Pinheiro de Brum, da Defensoria Pública, a secretária de Planejamento e Habitação da prefeitura de Rio Grande, Andrea dos Santos, e a esposa do homenageado Carmem Troca, filhos, netos, sobrinhos e irmãos. Também membros do Sindicato dos Portuários, vereadores e representações parlamentares, partidárias e sindicais.
O líder da bancada do PSDB e proponente da homenagem, deputado Professor Bonatto, manifestou o reconhecimento da legenda ao homenageado com o título de Deputado Emérito da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, “uma distinção justa e merecida a quem dedicou a vida pública ao serviço do povo gaúcho e à consolidação de um projeto político pautado na ética, na responsabilidade e no compromisso com o bem comum”.
Em seguida, apontou a trajetória do político riograndino, “que se confunde com a própria história do PSDB no Rio Grande do Sul”. Destacou, ainda, o pioneirismo de Troca ao assumir a disputa política poucos meses após a fundação do partido, em 1988: “Foi um gesto de coragem e de pioneirismo, que abriu caminho para gerações de tucanos que viriam a ocupar espaços na vida pública, sempre inspirados pelos valores da social-democracia e pela busca de um Estado mais eficiente, justo e humano”.
Elogiou a dedicação às funções assumidas e a experiência acumulada na gestão pública, “construindo uma relação sólida com a comunidade”. Ao longo dos cinco mandatos consecutivos, “honrou a confiança dos gaúchos com trabalho, seriedade e resultados concretos”, afirmou Bonatto.
Para o PSDB, “Adilson Troca representa o exemplo de um homem público íntegro, leal e realizador, cuja trajetória reafirma os princípios que sempre nortearam nosso partido: o compromisso com as pessoas, o respeito às instituições e a busca permanente pelo diálogo e pela construção coletiva”, destacou. Disse, ainda, que a homenagem simboliza uma geração de políticos que acreditaram que o Rio Grande do Sul pode avançar com trabalho, transparência e amor à sua gente.
O deputado Halley Lino, pela Federação PT/PCdoB, que também é natural da cidade de Rio Grande, cumprimentou as autoridades estaduais e do histórico município da Zona Sul do estado, e enalteceu a carreira política do homenageado, destacando ações como a duplicação de rodovia no entorno de Rio Grande, assim como as diversas leis na área da saúde e a campanha estimulando a doação de órgãos. Destacou ainda a atuação de Troca como secretário do Meio Ambiente e sua trajetória como vereador, vice-prefeito e representando a Vila da Quinta, de Rio Grande. “A nossa política precisa mais de pessoas com a capacidade de diálogo que caracterizou a vida pública de Adilson Troca”, afirmou.
A deputada Silvana Covatti, pela bancada dos Progressistas, referiu a lealdade de Adilson Troca à comunidade gaúcha, e lembrou que no período em que presidiu a Assembleia Legislativa, em 2016, o ex-deputado esteve ao seu lado no enfrentamento de decisões difíceis, como o pacote de leis do ex-governador José Ivo Sartori, numa das sessões plenárias mais longas da história do Parlamento, mais de 24 horas ininterruptas. Elogiou o valor que o ex-deputado sempre dedicou à família e, por isso, “a homenagem é uma celebração justa da trajetória digna e histórica, de compromisso que ajudou a moldar o Parlamento gaúcho”.
Pedro Pereira (PSDB) destacou o fato de Adilson Troca sempre ter agido com simplicidade, de forma parceira e agregadora, jamais fugindo da sua missão e demonstrando muito trabalho. Ele ressaltou seu currículo e projetos aprovados. Considerou que ao entregar o título ao ex-parlamentar, a Casa resgata um dívida pela relevante atuação que teve no estado.
O homenageado Adilson Troca
O homenageado também teve espaço para manifestação. Após agradecimentos e saudações, Troca falou do sentimento de gratidão e honra ao receber o título de Deputado Emérito, num momento que o faz reviver uma história marcada pelo compromisso com o serviço público, diálogo e crença inabalável de que a política, antes de tudo, é instrumento transformação e solidariedade. Rememorou o início da sua caminhada partidária e pública, que o permitiu conhecer de perto as necessidades da população, desenvolver a liderança e enfrentar momentos intensos nessa trajetória. Fez referência ao seu currículo, lembrando que ao longo da trajetória pôde transformar convicções em resultado concreto, mencionando também a sua caminhada como secretário de Estado. Sobre projetos de lei aprovados, mencionou diversos. Entre esses, o que permitiu certificação de produtos agrícolas, passe livre intermunicipal, políticas de prevenção ao HIV e parcelamento do IPVA atrasado. A presidência da Frente Parlamentar de estimulo à doação de órgãos, medidas em favor do Polo Naval e outras também foram mencionadas.
Por fim, compartilhou o título com quem caminhou ao seu lado, familiares, assessores, amigos, companheiros e cidadãos que acreditaram em seu trabalho, sempre voltado para a convicção de que é possível construir consenso e convergência a fim de implementar mudanças positivas para a população. “Com dedicação, sabendo ouvir e agir, encontramos a força necessária para estabelecer políticas efetivas que vão além do discurso, gerando benefícios reais”, afirmou.
Após as manifestações da tribuna, a deputada Delegada Nadine, ao lado dos deputados Professor Bonatto, Pedro Pereira e Neri, o Carteiro, todos do PSDB, fizeram a entrega do diploma e da Medalha de Deputado Emérito a Adilson Troca.
Em seguida, ocorreu o descerramento da foto do ex-deputado Adilson Troca na Galeria dos Deputados Eméritos.
Trajetória política
Natural de Rio Grande, Adilson Troca foi o primeiro vereador do PSDB no Sul do Brasil, eleito em 1988, logo após a fundação da legenda. Desempenhou a função de vice-prefeito e secretário de Obras do município, e em 1998 foi eleito deputado estadual, cargo que ocupou por cinco mandatos consecutivos, até 2018. Na Assembleia Legislativa, exerceu funções estratégicas, como a liderança da bancada do PSDB e a relatoria das leis orçamentárias no governo de Yeda Crusius. No Executivo estadual, foi secretário do Meio Ambiente no governo Germano Rigotto (MDB), com atuação em políticas ambientais e de desenvolvimento sustentável.
Adilson Troca é autor de 26 leis estaduais, entre as quais destacam-se a certificação de produtos agrícolas, o passe livre intermunicipal para pessoas com deficiência, o parcelamento do IPVA em atraso, medidas de prevenção ao HIV e combate às drogas nas escolas, além da gratuidade do teste do pezinho e da política de desenvolvimento sustentável da pesca.
Outra característica de sua atuação parlamentar foi a defesa da vida por meio do incentivo à doação de órgãos, período em que presidiu a Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos, contribuindo para que o Rio Grande do Sul alcançasse avanços significativos nos índices de transplantes, fruto da articulação entre o Poder Público e entidades especializadas.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.