Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Deputado bolsonarista agride parlamentar petista durante discussão sobre maconha medicinal

Compartilhe esta notícia:

Momento em que o deputado bolsonarista Diego Garcia agrediu o colega Paulo Teixeira. (Foto: Reprodução/TV Câmara)

O deputado bolsonarista Diego Garcia (Podemos-PR) agrediu o colega Paulo Teixeira (PT-SP), nesta terça-feira (18), durante uma reunião da comissão especial da Câmara que debatia o uso medicinal de cannabis. Ao ter um requerimento negado por Teixeira, que é presidente da comissão, Garcia foi em direção do petista, puxou o seu computador, deu um tapa no peito do colega e o empurrou. O bolsonarista havia defendido o adiamento da discussão na comissão.

Parlamentares tiveram de intervir para que a reunião pudesse ser retomada. “Esse deputado chegou aqui na frente e me deu um murro no peito”, afirmou Teixeira. Garcia então gritou, negando a agressão. “Você me empurrou”, insistiu o petista, dizendo que iria pedir a gravação da reunião. “Não teve violência”, respondeu o deputado do Podemos.

“Estão me acusando erroneamente de ter agredido o presidente da Comissão do PL 399, que quer liberar a maconha no Brasil. Não foi isso o que aconteceu e as imagens confirmam o que estou dizendo. Reagi ao atropelo do presidente ao acordo feito por ele mesmo com os deputados”, escreveu o bolsonarista em seu perfil no Twitter.

O primeiro vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), criticou o episódio. “Xingamentos, agressões e ameaças não combinam com a atividade parlamentar. Não vamos permitir que a prática da intolerância e da violência se vulgarize no Parlamento. É hora de dar um basta antes que aconteça algo mais grave. Minha solidariedade ao deputado Paulo Teixeira”, declarou Ramos.

A matéria em discussão era o PL 399/2015, que torna possível a comercialização de medicamentos que tenham a Cannabis em sua composição.

Ética e Decoro

Ao ser informado pelo deputado Bohn Gass (PT-RS) que o PT vai ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar contra episódio ocorrido nesta terça-feira (18), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que o partido tem que tomar todas as providências regimentais e que as “sanções serão duras” no caso de agressões.

“Cabe ao Partido dos Trabalhadores tomar as providências com relação ao fato. Nem essa presidência nem a Mesa Diretora comungam com atos de agressão. É preciso deixar bem claro que aqui é uma casa de debates, de ideias”, disse Lira.

Diego Garcia teria agredido Teixeira durante a reunião desta terça, informou Bohn Gass. “Não podemos aceitar o que está acontecendo nesta Casa, os episódios de ondas de violência e de ódio”, disse. Ele também informou sobre agressões feitas à deputada Maria do Rosário (PT-RS) na Comissão de Constituição e Justiça.

Arthur Lira destacou que pediu calma a todos os deputados no retorno presencial aos trabalhos que, segundo ele, pode ocorrer até o final do mês. “Peço aos deputados que tenham o mínimo de decoro possível para que os trabalhos corram com naturalidade”, recomendou.

Ele disse que não presenciou o fato ocorrido na comissão, mas fez menção ao bate-boca ocorrido no início da sessão entre os deputados Glauber Braga (Psol-RJ) e Luiz Lima (PSL-RJ). “De minha parte, presenciei dois deputados que quase foram às vias de fato sem necessidade. Não podemos deixar que limites se extrapolem nem no Plenário, nem em qualquer instância deste poder”, disse. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo e da Agência Câmara de Notícias.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

China, Covax, spray nasal e fake news: o que o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo disse aos senadores na CPI
Ex-ministro de Relações Exteriores Ernesto Araújo nega ter atacado a China e é chamado de mentiroso
https://www.osul.com.br/deputado-bolsonarista-agride-parlamentar-petista-durante-discussao-sobre-maconha-medicinal/ Deputado bolsonarista agride parlamentar petista durante discussão sobre maconha medicinal 2021-05-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar