Sexta-feira, 02 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Deputado federal Glauber Braga encerra greve de fome

Compartilhe esta notícia:

Segundo o parlamentar, ele agora começará o período de transição e recuperação

Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Segundo o parlamentar, ele agora começará o período de transição e recuperação. (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) decidiu nesta quinta-feira (17) encerrar a greve de fome iniciada há mais de uma semana. A decisão foi tomada após um acordo com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), sobre o andamento do processo que pode levar à cassação do mandato de Braga.

“Quero dizer que estou suspendendo a greve de fome, mas nós não estamos suspendendo a luta contra o orçamento secreto”, afirmou Glauber. Segundo o parlamentar, ele agora começará o período de transição e recuperação.

Segundo Hugo Motta, o acordo foi debatido também com a mulher de Glauber, a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), e com o líder do PT, Lindbergh Farias (RJ).

Glauber Braga parou de se alimentar em protesto contra o avanço de um processo que pode cassá-lo na Câmara dos Deputados. Desde o dia 9, o parlamentar estava dormindo nas instalações da Câmara e, segundo a assessoria, tomando apenas água, soro e isotônicos.

“Garanto que, após a deliberação da CCJ, qualquer que seja ela, não submeteremos o caso do deputado ao Plenário da Câmara antes de 60 dias para que ele possa exercer a defesa do seu mandato parlamentar’, disse Hugo Motta ao anunciar o acordo.

“Após este período, as deputadas e os deputados poderão soberanamente decidir sobre o processo”, segue.

A cassação de Glauber Braga recebeu “sinal verde” do Conselho de Ética em uma longa reunião no último dia 8. O deputado deve recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) – que pode avaliar se houve ilegalidade no processo, mas não pode rediscutir o conteúdo da acusação. Se a CCJ aceitar o recurso, o caso volta ao Conselho de Ética para a correção dos vícios apontados no recurso. Caso contrário, o processo segue para o plenário da Câmara, a quem cabe a decisão final.

Em plenário, os 513 deputados podem votar – e são necessários 257 votos para Glauber perder o mandato. Nesta etapa, cabe ao presidente da Câmara marcar a data da votação.

Glauber é alvo de uma denúncia feita pelo partido Novo, que o acusa de ter quebrado o decoro parlamentar ao agredir e expulsar do prédio da Câmara, com chutes e empurrões, um militante do Movimento Brasil Livre (MBL).

O processo foi aberto em 2024 em razão do episódio em que Glauber expulsou o influenciador Gabriel Costenaro, integrante do MBL, da Casa aos chutes.

Na ocasião, Costenaro fez insinuações sobre a ex-prefeita de Nova Friburgo (RJ) Saudade Braga, que na época estava doente. Mãe do deputado, ela morreu 22 dias após o ocorrido.

Por maioria de votos, o órgão concordou com o parecer de Paulo Magalhães (PSD-BA), que afirmou haver indícios para que o deputado do PSOL perca o mandato. Glauber Braga acusa Magalhães de ter conduzido o caso de forma “parcial”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

7 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Jorge Schröder
18 de abril de 2025 10:47

Chegando a Pascoa, churrasquinho de domingo , comer ovos de chocolate…Não aguentou!!!!! heheheh

Artur Borba
18 de abril de 2025 21:43

Imbecil e idiota jumentoide. Vai ts informar nrlhor

Did Dlc
18 de abril de 2025 15:25

O mais interessante que o chefe mor deu continuidade ao orçamento secreto, mentiu durante a campanha que ia acabar com isso., e os jegues aplaudindo.

Vanderlei Ochoa
18 de abril de 2025 11:49

Crítico do orçamento secreto feito e votado pela direita golpista e corrupta, está sendo bombardeado pelos próprios corruptos golpistas. Quanto canalha corrupto e golpista nessa direita canalha corrupta e golpista. Virgem MARIA!!!

Marlon Soares
18 de abril de 2025 12:08

Quem da dinheiro para esse orçamento é esse presidente ladrão e esse cidadão é sim um desequilibrado

Denise Goulart de Munhós
18 de abril de 2025 12:57

Um desequilibrado esse deputado deve ser cassado pois não tem condições de exercer um mandato político

Denise Goulart de Munhós
18 de abril de 2025 12:59

O espetáculo idiota durou uma semana.

Acidentes em rodovias federais mataram mais de 6 mil pessoas em 2024
O número de alunos no ensino médio técnico cresceu só metade do previsto
Pode te interessar
7
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x