Quarta-feira, 01 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Deputado gaúcho propõe medidas inovadoras à Lei Anticorrupção

Compartilhe esta notícia:

“São medidas inovadoras para a proteção do patrimônio público e dos direitos da população usuária dos serviços públicos estaduais", disse Victorino

Foto: Divulgação

Para evitar práticas que venham trazer prejuízos aos cidadãos e ao caixa do Estado, o deputado gaúcho Gustavo Victorino (Republicanos) apresentou nesta quarta-feira (01) Projeto de Lei nº 377/25, que estabelece questões específicas e modernas de responsabilização de pessoas jurídicas por atos lesivos contra a Administração Pública Estadual.

A proposta, que altera a Lei Anticorrupção, inclui a responsabilização da pessoa jurídica que fraudou ou utilizou de forma ilícita sistemas, cadastros ou serviços da Administração Pública Estadual, prática que compromete a segurança e integridade da infraestrutura pública e fomenta esquemas fraudulentos, afetando diretamente a lisura da administração.

A proposição também amplia a proteção aos usuários dos serviços públicos, permitindo a responsabilização da pessoa jurídica mesmo quando não há dano direto ao erário, mas há prejuízo efetivo e direto ao cidadão, sobretudo em situações de vulnerabilidade, o que representa avanço importante na defesa do interesse público.

“São medidas inovadoras para a proteção do patrimônio público e dos direitos da população usuária dos serviços públicos estaduais, visando o fortalecimento do sistema de integridade e combate à corrupção no Rio Grande do Sul, alinhando a legislação local às melhores práticas e compromissos internacionais”, afirma o parlamentar.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Novo calendário do futebol brasileiro: conheça as mudanças que vão entrar em vigor em 2026
Vendas do Dia das Crianças devem crescer 1,1% no Brasil e movimentar R$ 9,96 bilhões
https://www.osul.com.br/deputado-gaucho-propoe-medidas-inovadoras-a-lei-anticorrupcao/ Deputado gaúcho propõe medidas inovadoras à Lei Anticorrupção 2025-10-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar