Quinta-feira, 18 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de setembro de 2025
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Efeitos da reforma
Durante reunião da Comissão de Economia da Assembleia gaúcha, nesta quarta-feira, o deputado estadual Guilherme Pasin (PP) propôs a realização de um seminário aprofundado sobre os efeitos da Reforma Tributária que deverá entrar em vigor nos próximos meses. O parlamentar deseja reunir especialistas, representantes de entidades, prefeitos, secretários municipais e a sociedade civil organizada para discutir os impactos que a nova legislação terá sobre a economia gaúcha. Pasin alerta para a falta de compreensão generalizada sobre a reforma, inclusive entre governos e setores produtivos. O deputado menciona ainda a necessidade de atenção aos setores estratégicos do estado, como o turismo, que ganhará relevância com a mudança do foco tributário da produção para o consumo. “Não podemos deixar que algo tão decisivo para o futuro seja implementado sem a devida preparação”, destaca o parlamentar.
Tradição consciente
A Frente Parlamentar de Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher realizou nesta quarta-feira, em parceria com a Defensoria Pública do RS, uma ação de conscientização no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre. Destacando o slogan “Gaúcho bem macho não maltrata a companheira”, o encontro promoveu um esforço conjunto para sensibilizar os cidadãos sobre a urgência no enfrentamento à violência contra a população feminina. Presidente da Frente, o deputado estadual Adão Pretto Filho (PT) afirma que levar o debate a um dos espaços mais simbólicos da cultura gaúcha é uma forma de dialogar com o tradicionalismo sobre a importância do tema.
Defesa dos ambulantes
A Assembleia Legislativa lançou nesta semana a Frente Parlamentar em Defesa dos Camelôs, Ambulantes e Feirantes, por iniciativa da deputada estadual Luciana Genro (PSOL). A proposta, que atende à solicitação da União Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores Camelôs, Ambulantes e Feirantes do Brasil, busca garantir representatividade à categoria e enfrentar a violência e a insegurança vividas por esses trabalhadores. Luciana destaca que muitos enfrentam xenofobia, racismo e violência policial, especialmente os camelôs senegaleses. A Frente será também ampliada para o Congresso Nacional com apoio da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL).
Papel feminino
A deputada estadual Patrícia Alba (MDB) participou como painelista do II Fórum BRICS Valores Tradicionais – Unindo Tradições, Fortalecendo Nações, realizado nesta semana, em Brasília. No painel “Violência de Gênero: O Papel da Mulher nas Diferentes Culturas”, Patrícia defendeu a educação como instrumento essencial no combate à violência de gênero e destacou o papel da sociedade na superação de padrões culturais que perpetuam esse tipo de ação. A deputada dividiu o painel com representantes do Brasil, da Rússia e da República do Congo, em um espaço de diálogo internacional sobre os desafios enfrentados em diferentes contextos culturais. O evento foi promovido pela Frente Parlamentar do BRICS no Congresso Nacional e pela Aliança Empresarial de Mulheres do bloco.
Prioridade de atendimento
Está em tramitação na Câmara de Porto Alegre um projeto de lei complementar que estabelece prioridade no atendimento a pessoas idosas, com deficiência e com fibromialgia nos serviços de ligação de água prestados pelo DMAE. A matéria abrange atividades como instalação, substituição, reparação, remoção e deslocamento do ramal predial, incluindo o hidrômetro. De autoria do vereador José Freitas (Republicanos), a proposta busca garantir condições mínimas de conforto e bem-estar a parcelas mais sensíveis da população. “Evitar situações de espera para a adequação desses serviços é uma questão de dignidade”, defende o vereador.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.