Sábado, 22 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de agosto de 2015
O deputado federal Zeca Dirceu (PT) visitou, nesta quarta-feira (12), o pai, ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, na carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba, no Paraná. Dirceu foi preso 17ª fase da Operação Lava-Jato, que investiga um esquema de corrupção na Petrobras envolvendo empresas terceirizadas pela estatal.
A Polícia Federal afirma que a empresa de Dirceu, JD Assessoria e Consultoria Ltda, recebeu valores indevidos de forma “oficial” e de forma “extraoficial” – que seria em dinheiro vivo. Houve casos, de acordo com a Polícia Federal, em que representantes do ex-ministro pegaram dinheiro diretamente na casa do empresário Milton Pascowitch, também investigado na Lava-Jato.
O advogado Roberto Podval, que representa Dirceu, afirmou que o ex-ministro é “bode expiatório” da operação e que a prisão é “política”.
Zeca Dirceu chegou à Polícia Federal, em Curitiba, por volta das 14h. Ele carregava uma mala e uma sacola plástica. O deputado ficou com o pai por, aproximadamente, uma hora e não quis falar com a imprensa.
Toda quarta-feira, os familiares são autorizados a visitar presos na Superintendência da Polícia Federal. Assim como os demais familiares de suspeitos, o deputado aguardou na fila para ser identificado. (Bibiana Dionísio, Rafael Coimbra e Antonia Martinho/AG)