Terça-feira, 14 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 13 de outubro de 2025
Os deputados federais Márcio Jerry (PCdoB-MA) e Rubens Pereira Júnior (PT-MA), ambos vice-líderes do governo na Câmara dos Deputados, encaminharam um ofício ao presidente da Casa, Hugo Motta, solicitando que a Polícia Federal (PF) seja acionada para investigar uma possível prática de espionagem ilegal.
A solicitação foi motivada por informações que passaram a circular em Brasília na semana anterior, dando conta de que integrantes do governo do Maranhão estariam em posse de áudios envolvendo dois vice-líderes do governo na Câmara, os quais fariam parte de um inquérito policial instaurado pela Polícia Civil do Estado.
No documento enviado, os parlamentares expressam preocupação com o possível uso político de estruturas policiais estaduais para perseguição de adversários ou até mesmo constrangimento de aliados. Segundo eles, as informações recebidas indicam que gravações em áudio estariam sendo utilizadas de maneira irregular, o que pode configurar violação de prerrogativas parlamentares.
O texto do ofício afirma:
“Qualquer que possa ser a motivação, caso se confirmem os fatos revelados, acerca da existência de inquérito policial ou qualquer outro procedimento investigatório contra Membros do Congresso Nacional em pleno exercício dos mandatos conduzidos pela Polícia Civil, ou ainda de procedimentos completamente à margem da Constituição Federal e do ordenamento jurídico, como interceptações telefônicas, de dados ou mesmo gravações ambientais não autorizadas, tratar-se-á de repugnante violação das prerrogativas parlamentares a merecer pronta e enérgica defesa e reação por esta Câmara dos Deputados, em todas as instâncias, políticas e jurídicas”.
Ainda segundo os deputados, dias antes de terem conhecimento dos supostos áudios, Márcio Jerry já havia acionado o Ministério Público do Maranhão, solicitando apuração sobre o possível uso político de estruturas da polícia e de investigações criminais no estado.
Em resposta às acusações, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão divulgou uma nota oficial negando qualquer envolvimento em investigações que mencionem o deputado federal Márcio Jerry ou outras pessoas citadas por ele. A nota afirma:
“Jamais houve investigação que envolva o deputado federal Márcio Jerry e todos os demais por ele relacionados”.
A Polícia Civil do Maranhão também se manifestou publicamente, negando a realização de qualquer tipo de escuta ou perícia relacionada aos nomes mencionados. Em sua nota, declarou:
“Não foram feitas escutas e nem perícias relacionadas aos senhores Márcio Jerry, Rubens Júnior e Diego Galdino, assim como de quem quer seja nesse contexto de utilização da força de segurança pública para fins políticos”. (Com informações do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo)