Quinta-feira, 18 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Desabafo parlamentar: Davi Alcolumbre critica oposição por travar pautas prioritárias no Senado

Compartilhe esta notícia:

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), reclamou nesta quarta-feira de protestos e pressões da oposição. (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Desabafo parlamentar

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), reclamou nesta quarta-feira de protestos e pressões da oposição que têm dificultado o andamento de pautas prioritárias da Casa. Durante um “desabafo” no plenário, o senador afirmou que o foco excessivo em temas como Judiciário, impeachment de ministros e anistia tem impedido a deliberação de projetos que tratam de “temas sérios” na pauta legislativa.

Prática diária

Do outro lado do Legislativo, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), alfinetou o líder do PT na Casa, Lindbergh Farias (PT-RJ), pela frequência com que aciona o STF. Após o petista sinalizar que levaria à Corte uma ação contra a proposta de votações secretas sobre ações penais reinserida na PEC da Blindagem, Motta afirmou que se trata de “um direito” que, segundo ele, o colega exerce “quase que diariamente”.

Tramitação cautelosa

Diante da repercussão negativa nas redes sociais sobre a aprovação da PEC da Blindagem na Câmara, a proposta deve tramitar de forma mais lenta no Senado Federal. Apesar da pressão dos deputados, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), sinalizou que deve tratar o texto com cautela diante da opinião pública e da proximidade das eleições de 2026.

Interesses do Congresso

Contrário à PEC da Blindagem, o senador Paulo Paim (PT-RS) adiantou que deve votar contra o texto no Senado, argumentando que o Congresso “não pode ficar só debatendo questões de interesse dos parlamentares”. O petista defende que o foco do Legislativo deve se concentrar em pautas que possam “melhorar a vida das pessoas”, citando matérias como a ampliação da isenção do IR e a redução da jornada semanal de trabalho.

Má recepção

A senadora Damares Alves (Republicanos-PB) também recebeu mal a aprovação da PEC da Blindagem na Câmara, alertando que a matéria será recepcionada “com muito horror” pela sociedade. Para a parlamentar, não se pode, “por causa de uma conduta de um magistrado ou outro”, abrir brechas para que corruptos e criminosos fiquem impunes.

Retrato do momento

Para o ministro da Secom da Presidência, Sidônio Palmeira, a desaprovação por 51% dos brasileiros sobre o governo Lula, em paralelo aos 46% que aprovam, não gera “nenhuma preocupação”. Ao comentar sobre o levantamento Genial/Quaest divulgado nesta quarta-feira, o líder ministerial afirmou que “pesquisa é retrato do momento e tendência” que “faz parte do debate político”.

Desafios online

A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou nesta terça-feira o projeto que estabelece punições específicas para “desafios” perigosos na internet dirigidos a crianças e adolescentes. De autoria da senadora Leila Barros (PDT-DF), a proposta prevê pena de um a cinco anos de reclusão e multa, podendo chegar a oito anos nos casos com uso de substâncias tóxicas ou práticas que resultem em automutilação ou lesão grave — e a 12 anos quando houver morte.

Foco no estadual

Cotado como principal sucessor de Jair Bolsonaro nas próximas eleições, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), voltou a declarar que não tem pretensões de concorrer à presidência em 2026. Ainda que conte com o apoio de cerca de 46,3% dos eleitores do ex-presidente para disputar o Executivo federal, segundo pesquisa Atlas/Intel divulgada nesta quarta-feira, o líder paulista afirma que planeja concorrer à reeleição no Palácio dos Bandeirantes.

Cargos na PGM

Os vereadores de Porto Alegre aprovaram nesta quarta-feira a criação de 58 cargos de Analista da Procuradoria-Geral do Município. Encaminhada pela Prefeitura, a medida visa assegurar aos Procuradores Municipais o suporte técnico e administrativo necessário para o adequado desempenho de suas funções, incrementando atividades como pesquisa jurídica, elaboração de minutas e acompanhamento de processos.

Família Gaúcha

A Secretaria de Desenvolvimento Social do RS lança nesta quinta-feira o Programa Família Gaúcha, destinado ao fomento da “emancipação social”. A iniciativa tem foco no combate à pobreza no território gaúcho, a partir do acompanhamento de famílias em vulnerabilidade social por meio de uma perspectiva intersetorial.

Representação gaúcha

Em viagem aos Estados Unidos, a secretária estadual do Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann, representará o RS na Semana do Clima de Nova York, entre os dias 21 e 28 de setembro. A líder gaúcha participará de uma série de painéis e reuniões com líderes internacionais sobre adaptação às mudanças climáticas, financiamento verde e governança inovadora, além de compromissos preparatórios para a COP 30.

Amiga dos animais

O Gabinete da Causa Animal da Prefeitura de Porto Alegre deu início ao cadastramento de empresas, instituições e órgãos públicos e privados aptos a receber o Selo Empresa Amiga dos Animais. A designação é concedida às entidades que, nos últimos seis meses, promoveram atividades como campanhas de adoção, doação de ração para cães e gatos, divulgação publicitária de projetos da causa animal, acolhimento e ajuda a animais em situação de rua.

Veto mantido

A Câmara de Porto Alegre decidiu manter, em votação nesta quarta-feira, o veto parcial do prefeito Sebastião Melo ao projeto da vereadora Karen Santos (PSOL) que concede auxílio-aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica na Capital. Foram barrados os trechos que fixavam o valor do benefício em um salário mínimo mensal, por até doze meses, com possibilidade de prorrogação, e que determinavam a cobertura das despesas por dotações orçamentárias próprias, suplementadas quando necessário.

Visita pernambucana

Uma comitiva de gestores do município de Recife (PE) esteve em Porto Alegre entre segunda e quarta-feira para conhecer as estruturas de proteção contra cheias, drenagem e resiliência climática da capital gaúcha. O roteiro incluiu visitas ao Dique do Sarandi, à comporta 14 e às estações de bombeamento de águas pluviais Ebap 10 e Ebap 7, além das obras de macrodrenagem do Arroio Areia.

Impactos ambientais

A Comissão de Saúde da Assembleia gaúcha aprovou nesta quarta-feira a criação de uma Subcomissão para tratar do impacto ambiental da implantação de data centers no RS. Articulador do colegiado, o deputado estadual Matheus Gomes (PSOL) propõe que o grupo coopere com a construção de um estudo técnico aprofundado sobre os aspectos ambientais da implantação e operação dessas estruturas.

  • @obrunolaux

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

PRTB & Eduardo
https://www.osul.com.br/desabafo-parlamentar-davi-alcolumbre-critica-oposicao-por-travar-pautas-prioritarias-no-senado/ Desabafo parlamentar: Davi Alcolumbre critica oposição por travar pautas prioritárias no Senado 2025-09-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar